Rota Via Orgânica atrai turistas para a região de Garibaldi

Garibaldi é conhecida como a capital brasileira do Espumante. Abrigando paisagens cercadas por vales, vinhedos e construções históricas, a região atrai turistas de todo o Brasil que visam sair da rotina e imergir na cultura e história dos colonizadores italianos, com destaque para a produção da bebida símbolo do município.

A cidade expressa a tranquilidade e o charme da vida no interior, preservando ares vintage nas principais ruas do centro. O roteiro Via Orgânica vem chamando a atenção dos turistas por apresentar a proposta de oferecer experiências que permitam saborear um estilo de vida que alia alimento, saúde e sustentabilidade ambiental, social e cultural. São 10 estabelecimentos que mostram o prazer de estar à mesa e os encantos da produção agroecológica e artesanal em uma das primeiras rotas de turismo rural do Brasil com foco em propriedades orgânicas certificadas.

A experiência começa na avenida principal, a Independência, onde se encontra a Cooperativa Vinícola Garibaldi, parada obrigatória para quem deseja conhecer o mundo dos vinhos. No local é possível realizar um tour gratuito pelo interior das instalações, aprendendo sobre a história da marca de 87 anos, alguns processos e técnicas desenvolvidos na produção de vinhos e espumantes e conhecer curiosidades sobre o segmento vitivinícola. Ao final, há degustação de bebidas e visita ao varejo. Para quem se programar com antecedência, vale agendar as degustações temáticas na Cooperativa.

Outro ponto de parada é a Davida oferece, de forma exclusiva, lanches saudáveis com opções orgânicas. Dispõe de um espaço para cursos e oficinas culinárias, com o objetivo de educar e promover a saúde, sempre com muito sabor. A menos de 5 km do centro de Garibaldi, o Sítio Crescer produz hortaliças, temperos e frutas orgânicos. Possui hostel em uma construção sustentável, além de hospedagem em quartos individuais. Oferece local para eventos, açudes para banho e pesca, ‘sitiotur’ entre cascatas com educação ambiental e espaços para espiritualidade rodeados por jardins.

Na Família Baroto, além da degustação dos produtos, harmonizados com tábua de frios chamada de meredin perlage, o visitante pode realizar passeio de carroça pelas videiras e conhecer o processo de produção do espumante. Também é oferecido passeio a grutas e capitéis repletos de histórias, próximos da propriedade. No antigo casarão da Família Mariani, com ambientes transformados em museu, contam-se histórias dos antepassados. O visitante pode realizar passeio de trator com vista panorâmica e colher frutas e temperos da estação.

O visitante ainda pode conhecer a Econatura, uma “ecofábrica” construída predominantemente com materiais de reuso, que utiliza processos que buscam minimizar o impacto ambiental; o Valle Rustico com conceitos de enogastronomia e ecogastronomia trabalhados pelo chef Rodrigo Bellora; e o Sítio do Celo com uma paisagem silvestre para quem aprecia momentos de tranquilidade, onde há uma inspiradora trilha com um caminho meditativo até um riacho.