Roteiro de um dia nos arredores de Auckland

Maior cidade da Ilha Norte e principal ponto de chegada de avião a Nova Zelândia, Auckland é parada quase que obrigatória para quem visita o país. Cosmopolita a cidade é cheia de atrativos, mas acaba sendo para muitos apenas o ponto de chegada ou partida do país ou base para conhecer as atrações principais da Ilha Norte, como foi o nosso caso. Nos arredores de Auckland você encontrará pelo menos dois dos mais visitados pontos turísticos da Nova Zelândia, mas existem ainda outros atrativos por perto.

Como chegamos de madrugada na Nova Zelândia, após uma longa viagem do Brasil que inclui o voo mais longo do mundo, estávamos bem descansados e aproveitamos pra já cair na estrada e passar o dia rodando as principais atrações nos arredores de Auckland. Apesar das boas estradas, a distância entre essas atrações é grande e por isso é preciso se programar bem para dar conta de fazer tudo no mesmo dia. Muita gente acaba optando em distribuir por mais dias, mas como reservamos a maior parte da viagem para a Ilha Sul, onde encontram-se mais atrações interessantes, acabamos optando em fazer dessa forma. Alugamos um carro e saímos já do aeroporto direto para a estrada. Pra isso, foi importante já ter chegado na Nova Zelândia com chip internacional ativo. A comodidade de receber ainda no Brasil o chip do Mysimtravel e chegar com ela já ativado faz toda a diferença (clique no link para comprar o seu), já que não perdemos tempo tentando achar chip ainda no aeroporto, ainda mais em um horário em que muitas lojas estão fechadas.

Nosso roteiro começou por uma das atrações turísticas mais visitadas atualmente no país. A convite do Turismo da Nova Zelândia fomos do aeroporto direto para Hobbiton (clique no link para ler nossa experiência por lá). É uma fazenda no meio do nada, literalmente, que serviu de locação para a construção do Condado dos Hobbits para a filmagem da trilogia Senhor dos Anéis e Hobbit. Apesar de estar bastante isolada, até para garantir o sossego e sigilo das filmagens, o caminho até lá é com uma ótima estrada e a atração possui uma excelente infra-estrutura para os visitantes. Você irá gastar um tempo bom por lá, por isso calculamos a distância e visitamos em um dos primeiro horários, para otimizar nosso dia, afim de visitar os outros locais que tínamos interesse.

hobbiton

Seguimos então para a atração que pra mim foi a mais surpreendente de toda a viagem pela Nova Zelândia. Visitar as Waitomo Glowworm Caves não pode ficar de fora do roteiro de qualquer pessoa que for ao país. A começar que esse fenômeno das larvas luminescentes só acontece por lá e depois porque o cenário que isso proporciona é algo indescritível.  Fizemos apenas o passeio pelas cavernas, com direito ao passeio de barco, mas existem outros tipos de passeio no local, como rafting. Chegamos mais cedo do que o horário agendado, mas conseguimos antecipar sem dificuldades o nosso passeio e isso foi ótimo para ajudar também no nosso dia.

Waitomo-Glowworm-Caves-auckland

Para finalizar nosso dia decidimos enfrentar mais algumas horas de carro até Tongaporutu para ver as Three Sisters and Elephant Rock. No roteiro original deixamos esse passeio em aberto para decidir apenas o dia, dependendo da hora e do cansaço, se iríamos até lá. Acabamos optando em ir, mas confesso que na volta até Auckland (são 4 horas de carro) fiquei me questionando se vale o sacrifício. Nos sabíamos que a tromba da Pedra do Elefante havia caído em 2016 por conta da erosão, assim como restam apenas duas das três irmãs, mas as fotos do local nos chamava a atenção e decidimos ir assim mesmo. O problema é que além de longe, a praia onde ficam essas formações rochosas é mais bonita nas fotos do que pessoalmente. Na verdade as formações junto com uma boa luz rende um bom cenário pra foto, mas a praia em si é com água barrenta e o acesso a pé é feito em uma areia com pedras que derrapam muito. Além disso, na maré baixa, único momento que você consegue chegar perto das formações, a areia costuma estar bem quente. Valeu a experiência, tiramos nossas fotos, mas acredito que é um passeio que deve ser feito apenas para quem estiver com mais tempo na Ilha Norte e puder se basear mais próximo quando estiver rodando a região. Existem dois pontos interessantes para ver as formações rochosas Three Sisters and Elephant Rock. O primeiro é do alto, quando você irá pular uma cerca (existe uma espécie de degrau – veja a foto – pra isso e todo mundo faz, então não se preocupe) no final da Pilot Road. O segundo ponto é com os pés na areia, quando você irá estacionar seu carro no estacionamento da Clifton Road, logo após a Tongaporutu Bridge na South Highway 3.

three-sisters-elephant-rock

Depois dessa aventura que durou boa parte do dia, pegamos a estrada de volta para Auckland e fomos abençoados na chegada a cidade com um pôr do sol incrível de boas vindas a Nova Zelândia. Nossa viagem por esse país contou com o apoio do Turismo da Nova Zelândia e do chip internacional Mysimtravel.