Atrações náuticas em um roteiro de Belfast

Eleita o melhor destino para se visitar em 2018 no guia anual Best in Travel do Lonely Planet, a capital da Irlanda do Norte apresenta bairros com personalidade própria e muita história. Circular pelo coração cultural da cidade e conhecer mais a fundo a cultura irlandesa se juntam a atrações náuticas imperdíveis em um roteiro de Belfast.

Belfast tem dois aeroportos, o Belfast International e o George Best Belfast City Airport. Vôos para o destino partem dos aeroportos britânicos e das grandes cidades europeias. Há também ligações de ferry com a Inglaterra e a Escócia, já ambientando o turista que procura conhecer Belfast por suas atrações náuticas.

O transatlântico mais famoso da história, o navio RMS Titanic foi construído nos históricos estaleiros navais de Belfast. Cem anos depois da trágica viagem inaugural, foi inaugurada o Titanic Belfast, a maior atração temática do Titanic no mundo. A monumental estrutura criada pelo arquiteto texano Eric Kuhne se levanta das docas como um iceberg em alumínio e vidro. Dentro, nove galerias contam a história do transatlântico, desde sua concepção no início de 1900, passando pela sua construção e lançamento, terminando com a triste viagem inaugural.

Ainda na área das docas, dois enormes guindastes amarelos dominam o horizonte de Belfast. Os guindastes, carinhosamente apelidados de Sansão e Golias, foram construídos em 1969 e 1974 para o novo ancoradouro e se tornaram ícones da cidade. Outras atrações relacionadas com Titanic e a construção naval no Titanic Quarter incluem o Titanic’s Dock&Pump Housea maior doca seca do mundo, onde os trabalhadores deram os toques finais no navio mais luxuoso já construído. Finalizar a experiência com um almoço no Titanic Belfast’s Bistro, no restaurante 401 ou no Cast & Crew, situado embaixo do Sansão e Golias, que serve deliciosos pratos com ingredientes locais.

Todos os seus irmãos afundaram ou foram destruídos após a aposentadoria, mas o SS Nomadic é o único navio sobrevivente da White Star Line, que passou a receber visitantes a bordo. Lançado em 1911 em Belfast, ele foi construído como tender de navios grandes, dando aos passageiros de primeira classe um gostinho do luxo da armadora. Mais tarde, foi usado como navio caça minas e de resgate de tropas durante as duas guerras mundiais. De volta à histórica Hamilton Dock em Belfast, o SS Nomadic foi restaurado à sua glória original.