Roteiro de bicicleta às margens do rio Elba

Nascendo na República Tcheca, o majestoso rio Elba serpenteia a partir dos vales das montanhas majestosas e místicas de Krkonoše, continua pelas extensas planícies, passa por cidades medievais, por formações rochosas únicas e lugares envoltos em mitos e lendas. Para quem gosta de pedalar, existe uma rota ciclística que margeia o rio, permitindo um roteiro de bicicleta bem interessante.

De sua nascente até sua foz no Mar do Norte, a rota do Elba mede mais de mil quilômetros (620 milhas) sendo quase 400 km (250 milhas) na República Tcheca. Esta rota faz parte da rede europeia de ciclovias ou EuroVelo e é dividida em seções interessantes. A rota ciclística do Elba começa na Alemanha, num lugar chamado Elberadweg. É uma das ciclorrotas mais populares do país e também além das fronteiras tchecas. É especialmente popular entre famílias com crianças, já que o  perfil de elevação não é difícil. Na rota do Elba, o turista desfrutará de uma bela paisagem, história e arquitetura, pedalando da Alemanha para a República Tcheca e depois retornando.

Um bom lugar para começar a sua viagem ao longo do Elba é ŠpindlerůvMlýn, que no inverno é uma estância de esqui bem conhecida e no verão o ponto de partida preferido para os caminhantes e montanhistas. A cidade está localizada no vale de Krkonoše sob a área da nascente do rio Elba. Você não será capaz de chegar a este lugar com a bicicleta, mas a partir de Špindlerův Mlým você pode ir até Medvedin e de lá seguir pela estrada alpina em direção à Cabana do Elba, onde você pode guardar sua bicicleta. O caminho para a nascente é menos de um quarto de hora a pé.

De Špindlerův Mlýn você pode continuar na estrada para Vrchlabí e de lá seguir para Dvůr Králové, um lugar especialmente apreciado pelas crianças. O zoológico Dvůr Královéque com um safári africano é uma das atrações turísticas mais populares. Os adeptos da história militar vão querer continuar até Jaroměř, onde a fortaleza de Josefov guarda as fronteiras tchecas desde finais do século XVIII. De Jaroměll, a rota do Elba continua para Hradec Králové, onde você pode admirar a magnífica arquitetura local de artistas como Josef Gočár, um dos mais famosos arquitetos tchecos e uma das figuras mais importantes do cubismo e do funcionalismo.

Localizada na confluência dos rios Elba e Moldava, Mělník costumava ser incluída entre o dote das rainhas tchecas e é o berço de uma antiga tradição vinícola, que foi fundada aqui pelo rei Carlos IV com  vinhas trazidas da Borgonha e de Champagne. Perto de Mělník encontra-se o Monte Říp, associado à lenda de Brandýs, ainda mais antiga. E lembre-se que ainda dá para conhecer a capital, já que Praga fica a poucos passos da Rota do Elba, a apenas 30 km do Brandýsnad Labem.

Faça a sua reserva de hotel através deste link e leve seu chip internacional Mysimtravel, que você também compra online e recebe na sua casa antes de sair do Brasil. Você não paga nada mais fazendo pelos links e ajuda a manter o Maior Viagem sempre com dicas como essa.