Conhecendo Zurique em 2 dias

Capital financeira da Suíça, Zurique é uma cidade relativamente pequena, mas com atrações bem interessantes. Um passeio, ainda que a pé, permite conhecer a parte histórica, os arredores do lago Zürich e com tempo, fazer compras nas diversas lojas espalhadas pela cidade. Elaboramos um roteiro de Zurique em 2 dias, tempo suficiente para conhecer com calma o que a cidade tem a oferecer.

Em um primeiro dia, siga o roteiro que preparamos com as principais atrações da Cidade Antiga (Old Town), também conhecido como o Centro Histórico de Zurique. Aproveite para almoçar no Zunfthaus zur Zimmerleuten, um restaurante bem próximo à Wasserkirche, que fica em um prédio que pertencia à guilda dos Carpinteiros e que figura no Guia Michelin 2017.

zunfthaus e pestalozzi

Após o almoço continue o percurso pelas ruas da Cidade Antiga, passando pelo Cabaret Voltaire, local onde surgiu o dadaísmo, movimento artístico iniciado em Zurique em 1916, através de reuniões com foco na arte moderna. Hoje o local funciona como loja e café/bar. Se ainda sobrar um tempo, aproveite para fazer compras pela Bahnhofstrasse, a principal rua de compras de Zurique, com lojas de grife e mais populares. Passando por ali, não deixe de notar a estátua em homenagem ao educador suíço Johannes Heinrich Pestalozzi, situada na praça Pestalozzi (foto acima).

fondue tram e operaPara um jantar diferente e ao mesmo tempo típico, procure saber o horário e itinerário que o Fondue Tram estará em funcionamento, normalmente na época mais fria. O bonde dos anos 30, faz um percurso de mais ou menos duas horas, servindo o tradicional fondue de queijo. Não jantei nele, porque já tinha comido o fondue no terraço do Ambassador a l’Opéra, um dos hotéis que nos recebeu na cidade. Caso não esteja na época do fondue, sugiro jantar em um dos restaurantes na Sechseläutenplatz, praça onde está localizada a Ópera de Zurique.

Dando prosseguimento ao roteiro de Zurique, inicie o segundo dia pelos arredores do Lago Zürich até o Parque Zürichhorn, contemplando não só a natureza, como as esculturas e construções no entorno. Caso seu hotel fique às margens do lago, aproveite a vista para umas fotos e para traçar seu percurso, como fizemos da varanda do nosso quarto no Eden au Lac, que também nos hospedou na cidade.

Caso esteja indo no verão, aproveite para fazer um passeio de barco pelo lago, saindo do píer localizado na Bürkliplatz ou ainda tome banho no lago, já que é hábito comum entre os moradores da cidade. Se tiver tempo e for aficcionado por futebol, sugiro aproveitar esse dia para conhecer o FIFA Museum, um museu de 3.000 m², com exibições dos vários aspectos do mundo do futebol. Para jantar, a sugestão é o icônico e tradicional Kronenhalle ou algum dos restaurantes na Cidade Antiga.

Nossa viagem a Zurique contou com apoio dos hotéis da Small Luxury Hotels of the World: Eden Au Lac e Ambassador à l’Opera que nos receberam na cidade, onde nos mantivemos conectados com o chip da Mysimtravel. Na Suíça, nos deslocamos de trem usando o Swiss Travel Pass cedido pelo Swiss Travel System. Reserve seu hotel por aqui e ajude a manter o Maior Viagem no ar, sem pagar nada a mais por isso.