Aproveitando o primeiro dia 29 do ano com muito nhoque

A tradição do nhoque da fortuna vem da Itália e consiste em colocar dinheiro sob o prato, comer os primeiros sete pedacinhos, fazendo um pedido para cada um deles. Para aproveitar o primeiro dia 29 do ano seguindo essa tradição, reunimos diversos restaurantes cariocas, separados por bairros, para você fazer sua simpatia e garantir sorte, prosperidade e fortuna para o ano todo.

Conta a lenda que São Pantaleão, num certo dia 29 de dezembro, vestido de andarilho, perambulava por um vilarejo da Itália. Faminto, bateu a porta de uma casa e pediu comida. A família era grande e tinha pouca comida, mas apesar disso, eles não se importaram em dividir o seu nhoque com o andarilho, cabendo a cada um 7 massinhas. São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e se foi. Quando foram recolher os pratos, descobriram que embaixo de cada um havia bastante dinheiro.

A simpatia é simples: coloca-se uma nota de qualquer valor sob o prato com nhoque. Pode ser dólar, real ou qualquer moeda estrangeira. Em seguida fique de pé e concentre-se para iniciar o ritual. No prato, separe sete nhoques e coma um a um. Para cada nhoque, faça um pedido diferente. Depois, sente-se e saboreie o restante do prato, de preferência com um bom vinho italiano. O dinheiro colocado sob o prato deve ficar guardado até o próximo dia 29. Já sabendo da simpatia, basta escolher um restaurante e seguir a tradição.

Barra da Tijjuca

Nhoque_Da Bela4_Alta_CredTomasRangel2O novo restaurante Da Bela, nos hotéis Best Western Premier Américas e Arpoador, oferece Nhoque de raízes brasileiras, bertalha e lascas de parmesão em pesto com leve toque de limão (foto). Com filial no Vogue Square, o Tragga, cuja matriz fica em Botafogo, oferece o nhoque negro ao pomodoro, com polvo, camarões, aspargos, tomate cereja e bacon. Já no Gero + Trarttoria, a receita tradicional é finalizada com folhas de manjericão frescas.

Gávea

Na seção Bons Bocados do menu do chef Daniel Pinho do La Nave Bistrô Bar, está o nhoque de banana-da-terra com shitake fresco salteado na manteiga de sálvia, croûtons de bacon caramelizados e queijo Tulha.

Ipanema

No Alessandro & Frederico, destaque para o Gnocchi À moda do Chef – com tiras de filé mignon puxados na cebola flambada no vinho madeira e panceta temperada com leve toque de gorgonzola, enquanto no Gabbiano Al Mare a sugestão para o dia é o Gnocchi Cipriani (foto de capa), que leva presunto Parma, molho cremoso e parmesão gratinado. Na Capricciosa, o nhoque de ervas verm Riso _Nhoque ao pesto com parma e burrata 2_Filicoacompanhado do Cordeiro “Gigot” ao forno, cordeiro assado lentamente no forno à lenha.

No Rota 66,  a sugestão é o nhoque feito com batata doce e ragu de filé mignon, finalizado com molho pico de galo, que faz parte do Cardápio Fit lançado pela casa e disponível nos endereços de Ipanema e Humaitá. Entre os já consagrados no paladar dos cariocas, o Nhoque de batata do Gero, é uma massa dourada em panela, servida com suculentas lulas e vieiras. O italiano Pici Trattoria oferece seu gnocchi al pesto com creme de burrata e raspas de limão siciliano e no Riso Bistrô, o chef João Frankenfeld apresenta o Nhoque ao creme de pesto clássico, burrata e presunto de parma (foto). 

Jardim Botânico

Casa Carandai_carne assada com nhoque_Rodrigo Azevedo_2Famoso por seus cortes de carnes selecionados, o Rubaiyat Rio também tem uma deliciosa opção para os seguidores da tradição do nhoque da fortuna. A sugestão da casa é o nhoque de batata baroa com vieiras, sálvia e limão siciliano. No comando da cozinha do Lorenzo Bistrô, a chef Alessandra Belliny serve nhoque de espinafre ao molho de queijo taleggio. Na finalização, a receita ganha crisps de Parma, que dão um toque crocante ao prato. Já o recém-inaugurado iVenga! Taberna, o prato que merece destaque é o Ñoqui de Espinaca y Manchego, nhoque de espinafre com molho de Manchego. No café da Casa Carandaí, a pedida é o nhoque feito na própria casa acompanhado de carne assada ao molho ferrugem, que vem servido em uma charmosa panelinha (foto).

Lagoa

No Victoria Rio, destaque para o novo sabor, Nhoque de milho com camarão, agrião, manjericão ao molho de tucupi e castanha do Pará. O Pax Delícia Lagoon também traz como sugestão o Nhoque de Milho, mas acompanhado de shitake e creme de espinafre. Com filial no Lagoon e no MAR, o Mauá oferece duas diferentes opções para a tradição do nhoque da fortuna: Nhoque de Milho Gratinado com lâminas de palmito ao molho de queijo da Canastra e o Nhoque de Banana da terra ao molho de rabada e agrião.

Leblon

Quadrucci_Nhoque de funghi gratinado com Grana Padano_Crédito Adriana Lorete 001São várias as opções do Bistrot Santa Satisfação para quem quiser aproveitar a tradição do dia 29. O nhoque da fortuna pode ser com molho pomodoro com mussarela de búfala; ao molho gorgonzola com filetes de mignon; com molho branco e camarões grelhados; ou nhoque de baroa com amêndoas, camarões e alho-poró ao molho bechamel. No italiano Fratelli, o cliente pode escolher o seu próprio nhoque com diferentes tipos de molho, como bolonhesa, carbonara, arrabiata, putanesca, dentre outros. Outra sugestão do chef é o nhoque de batata com aspargos frescos, açafrão e queijo brie. O Quadrucci tem um cardápio contemporâneo italiano variado assinado pelo chef Ronaldo Canha, cuja sugestão para o dia é o nhoque funghi gratinado com Grana Padano ao perfume de trufa (foto).

No Shopping leblon, o Cortés oferece, entre as novidades de verão, o nhoque de batata assada no carvão com camarão, lula e polvo. A rede de cozinha mediterrânea com acento italiano Ráscal trabalha com receitas que se alternam diariamente no sistema rotativo de cardápio. Entre as novidades da ilha de massa, nhoque de abóbora com creme de espinafre. E para quem ama a versão clássica, a sugestão é saborear o Nhoque de batatas ao molho de tomates frescos do descolado Gero Trattoria, no 1º piso do shopping.

Aconchego Carioca_nhoque de vatapá_crédito divulgação (2)Praça da Bandeira

A chef Kátia Barbosa tem no Aconchego Carioca um nhoque com influências nordestinas. A chef criou para casa um nhoque de vatapá com molho de camarão e leite de coco, cuja massa é feita à base do próprio vatapá (foto).