Halloween: um roteiro onde a abóbora é protagonista

Hoje é comemorado o Halloween nos Estados Unidos, vulgo Dia das Bruxas. Toda a produção de abóboras dos Estados Unidos nesta época destina-se à confecção do famoso Jack-o’-lantern (jack da lanterna), lanternas feitas artesanalmente para decorar as casas que entram no clima da festa. Por aqui não temos o costume de celebrar o Halloween, mas amamos a abóbora tanto quanto os americanos. Tanto que elaboramos um roteiro gastronômico com sugestões de pratos onde ela muitas vezes é a protagonista.

La NavePara quem quer iniciar uma refeição, o La Nave do chef Daniel Pinho prepara o “Da Lu”, um bolinho de abóbora recheado com gorgonzola e servido com geleia de tomate e pimenta (foto). Já o Empório Jardim aposta na salada de rúcula com abóbora assada, queijo de cabra, praliné de pecan e molho de mel e mostarda Dijon. O Ráscal traz em seu buffet, o húmus de abóbora com nozes e gergelim.

Para quem não abre mão do hambúrguer, especialmente hoje, o T.T. Burger oferece pão de abóbora, fabricado em parceria com a Arte Conventual, para incrementar o famoso “MaTTador” da casa: recheado com o blend de 200g de carnes brasileiras – acém, fraldinha e contrafilé -, cebola agridoce, queijo meia cura, tomates frescos, alface romana e picles crocante e molho secreto TT.

O purê de abóbora é sugestão do francês Bagatelle, instalado no Jockey Club carioca, onde o chef Thiago Maeda serve o suculento Magret de Canard que chega à mesa acompanhado de purê de abóbora caramelizado com farofa de avelãs e jus de pato. A abóbora também acompanha em forma de purê a irresistível Surpresa do Mar (foto), elaborada pelo chef João Paulo Frankenfeld que comanda a cozinha do Riso Bistrô. No restaurante Tragga, uma das opções de acompanhamento para os cortes de carnes assados na parrilha também é o purê de abóbora, com farofa de linguiça crocante e finalizado no queijo de cabra boursin.riso-_-supresa-do-mar-3-_-filico

 Sob o comando do chef Pedro Siqueira, o Puro oferece matambre de boi braseado, abóbora caramelada e farofa de erva mate. O Fasano Al Mare traz a abóbora amarela acompanhando o Dourado em crosta de nozes e limão siciliano. O Bistrô Santa Satisfação oferece uma seleção de pratos como sugestão da chef, entre eles o Namorado em crosta de castanha do pará e chia com abóbora assada. No cardápio do Cavist uma sugestão que merece destaque é a cavaquinha com nhoque de abóbora ao gruyére. O Espaço 7zero6 traz o ingrediente em forma de pirão, acompanhando a Piccata de frango em aroma de pimenta da jamaica e café e crispy de mandioca. No Mauá, o ingrediente ganha destaque no Carpaccio de carne do sol com abóbora e queijo coalho. Até na culinária japonesa, ela está presente. O chef japonês Noriaki Fujii do Origami sugere a Guioza de camarão com abóbora e catupiry.

No cardápio do Stuzzi, a abóbora vem em dobro! A chef Paula Prandini oferece receita de risoto de abóbora com carne seca e crispies ix-bistrot-risoto-de-abobora-com-camarao-e-emulsao-de-crustaceos-filde alho poró e ravioli de abóbora assada com manteiga de sálvia, camarões e perfume de laranja. A sugestão do IX Bistrot, que acaba de reformular o cardápio, o risoto de abóbora com camarão tem uma emulsão de crustáceos (foto). O Gero Ipanema também oferece a abóbora em seu saboroso risoto com camarões, assim como o Quadrucci com risoto de abóbora para acompanhar os camarões ao curry, coco e coentro. Em opção tailandesa, o Sawasdee Bistrô oferece risoto de abóbora com camarões laqueados em molho de tomates  picantes, salpicado de cebola frita.

A massa fresca do Gero Ipanema é um tortelli recheado de abóbora e amaretto, com manteiga e amêndoas. No PAX Delícia do Lagoon, o chef Marcones Deus destaca o Torteloni de abóbora ao molho de queijo coalho e crocante de carne seca. Já no Enotria Ristorante a sugestão é a mezzaluna de abóbora com cavaquinha ao molho cremoso. Por falar em massa, o Fellini, restaurante a quilo no Leblon traz além do souflê de abóbora, várias opções de massa como Ravilone recheado de batata doce, abóbora e gergelim; o Fagotine de beterraba recheado com abóbora, nozes e gengibre e o recheado com abóbora e gorgonzola; e o Nhoque de Abóbora ao molho de queijo. O Brigite’s sugere o Tagliatelle di Ragú – massa fresca com ragú de carne e creme de abóbora assada.

Muito comum no Brasil, a moranga é uma abóbora de casca lisa, muito usada na culinária. Um dos pratos clássicos do Aconchego Carioca é o Camarão na Moranga com uma camada de requeijão gratinado por cima e é servido em versão M (3 pessoas) e G (4 a 5 pessoas).  Já no Jerimum do Nordeste, o camarão na moranga vem acompanhado de farofa e arroz e servido no bufê. No Recreio, o Kaçuá traz a porretinha de camarão que é uma abóbora moranga recheada de camarão e gratinada com catupiry, arroz e farofa. O Camarão na Moranga também é destaque no Curi, restaurante instalado no Venit Hotel. Nessa criação do chef Everton Valladão, os deliciosos camarões são servidos em uma mini abóbora.

baiao-de-dois_carne-seca-na-moranga_baixa_-foto-andre-coelhoO restaurante Baião de Dois oferece a carne seca com abóbora na moranga, servida com molho de tomate ou catupiry (foto). O bar Do Horto, no Jardim Botânico, oferece Bobó de Camarão servido na moranga para duas pessoas. A ideia do bobó é representar um prato típico brasileiro com o costume americano de usar abóboras na decoração das festas de Halloween. Até na pizza, a abóbora é bem-vinda. No Alessandro & Frederico, o pizzaiolo Gennaro Cannone, desenvolveu a pizza Amalfitana, que leva creme de abóbora, mozzarella de búfala defumada, tripolati de funghi fresco e azeite de oliva extra virgem.

A abóbora também está presente nas sobremesas. Para entrar no clima do Halloween, a sugestão da chef pâtisserie Patricia Lombardi do Le P’tit Café é o exclusivo cookie de abóbora com chocolate belga, receita inspirada na viagem que a chef fez à Singapura, na Ásia. Quem prefere docinhos, a opção é o de Flor de abóbora com côco da Louzieh Doces. Já no Nam Thai, o chef David Zisman prepara uma das receitas mais surpreendentes, a abóbora recheada com coco. A abóbora é cozida em banho-maria, recheada com creme de coco e cozida no vapor (foto de capa). Depois de fria é cortada ao meio, fatiada e servida com calda rala de açúcar, coco tostado e fatias de frutas frescas. Nós experimentamos quando estivemos no restaurante e é simplesmente sensacional!

E quem acha que as sugestões acabam por aí, tem abóbora também na cerveja! No Boteco Carioquinha, hoje a Duvel sai a R$39,99 e na compra de quatro Lucifer, o cliente ganha um copo da marca. Outros rótulos também entram em promoção no dia como o Dia de Los Morto, Hop Love, IPA de Quatro, La Guillotine e Diabolical. Na Beer Underground a festa começa hoje e vai até sábado, 05 de novembro. As duas lojas oferecem 20% de desconto em rótulos relacionados ao Dia das Bruxas e ao Dia dos Mortos. Entre eles: Estricnipa (Cervejaria Veneno); Bella Donna (Cervejaria Veneno), Dark Hop (Cervejaria Over Hop); Hop Goddess (Cervejaria Over Hop); Roleta Russa APA; Roleta Russa Black IPA; Smoked Porter (Cervejaria Dama); Dias Los Mortos; Dead Dog e Iron Maiden. A Birreria Escondido, CA recebe especialmente para a data até a semana seguinte ao Halloween, a Pumpkin Ale Santa Abóbora feita com abóbora, cravo e canela. Já no Pub Escondido, CA a dica é experimentar a Post Road Pumpkin Ale da cervejaria Brooklyn.