Roteiro com tudo o que fazer em Tiradentes

Tiradentes é daquelas cidades que a gente consegue conhecer em um feriado e até em apenas um fim de semana mas é um lugar tão aconchegante e charmoso que merece uma esticadinha.  Por isso, postamos aqui um roteiro com o que fazer em Tiradentes para você se apaixonar, assim como nós, pela cidade.

Tiradentes tem um cenário bucólico, construções do século XVIII, igrejas barrocas e um climinha encantador para casais!! Na época do ciclo do ouro, a cidade se chamava Arraial Velho de Santo Antônio e reunia os inconfidentes. Tempos depois, em 1889, recebeu seu novo nome em homenagem ao líder dos inconfidentes – mas só para deixar claro, Tiradentes, não nasceu nessa cidade.

VAI PARA TIRADENTES? RESERVE AQUI A SUA HOSPEDAGEM!
Sem pagar nada mais por isso, além de garantir a melhor opção, você ainda ajuda a manter o Maior Viagem com roteiros de destinos no Brasil e no mundo!

Das cidades coloniais, Tiradentes é a mais bem preservada, não perdeu suas características, sendo um lugar riquíssimo de histórias e uma gastronomia sem igual! A melhor parte é que a gente consegue conhecer boa parte dessa história e arquitetura a pé, passeando pelo centrinho histórico, o que facilita muito seu roteiro do que fazer em Tiradentes.

O Largo das Forras é a praça principal de Tiradentes, onde ficam diversos bares, restaurantes, lojinhas de artesanatos e doces. De lá é possível caminhar e conhecer as principais igrejas barrocas da cidade, a Igreja da Matriz, é a segunda igreja mais rica do país, com muitos detalhes em ouro e fachada esculpida por Aleijadinho; a igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, que foi construída pelos escravos para eles mesmos poderem frequentar, é uma igreja simples mas lindíssima; e o Santuário da Santíssima Trindade, onde hoje é realizado o jubileu da Santíssima, uma das maiores festas da cidade.

o-que-fazer-em-tiradentes-igrejas

Leia também: Onde comer em Tiradentes? Confira as melhores dicas!

Os museus também fazem parte do circuito do roteiro em Tiradentes e alguns são imperdíveis como o Museu de Sant’Anna, um acervo  particular da família Gutierrez com mais de 305 imagens da mãe de Nossa Senhora. O museu fica na antiga cadeia pública que funcionou até 1984 e hoje é um lugar moderno e super interativo. O museu da Liturgia também tem um acervo muito rico e reúne mais de 400 obras sacras entre objetos, pinturas e esculturas. E um dos lugares mais interessantes da cidade, talvez seja o Instituto Mário Mendonça, considerado o maior artista de arte sacra contemporâneo no Brasil, ele reúne em seu casarão suas obras e de outros grandes artistas como Picasso, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Portinari e um jardim repleto de esculturas de Rodin… é simplesmente sensacional e uma curadoria sem igual.

o-que-fazer-em-tiradentes

Ainda no centro histórico na lista do que fazer em Tiradentes não deixe de conhecer o Chafariz de São José da Botas, que foi construído em 1769 para abastecer toda a cidade e também alguns ateliês de artistas locais como Sergio Ramos, arquiteto, que mantém sua galeria de arte com pinturas inspiradas na literatura, música e na arquitetura e a designer Daniela Karam, que tem objetos de decoração para casa.

Já para quem gosta de ecoturismo, Tiradentes também oferece diversas opções, são várias agências que te levam para trilhas, cachoeiras, cavalgadas, circuito dos Inconfidentes e até travessia da Serra de São José. Os passeios mais conhecidos, e também os com menor nível de dificuldade, são as trilhas que vão para a cachoeira do Mangue e do Bom Despacho. É uma trilha de nível fácil mas com alguns trechos íngremes e outros em pedras. A recompensa são piscinas naturais em meio a natureza e paz.

o-que-fazer-em-tiradentes-cachoeira

Leia também: Onde comprar queijo em Tiradentes

Para quem ficar mais de um fim de semana em Tiradentes também super vale a pena fazer um bate e volta nas cidades próximas como Bichinho e São João del Rei. Bichinho é um charmoso vilarejo que fica a apenas 7km de Tiradentes, é praticamente impossível visitar uma e não a outra. Lá é onde fica a famosa Casa Torta e também um dos melhores lugares para compras, pois é polo de artesãos. A cidade é conhecida por seus artesanatos e também móveis rústicos e de demolição com excelentes preços.

Já São João del Rei também é um passeio muito bacana saindo de Tiradentes e o maior atrativo é que ele pode ser feito de Maria Fumaça, o trem liga as duas cidades e é uma volta ao século passado, se programe e divirta-se. A Maria Fumaça funciona de quinta a domingo. Por lá não deixe de conhecer a Igreja de São Francisco de Assis, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, os casarões coloniais e o Museu Ferroviário.

Tiradentes é perfeita para conhecer praticamente o ano inteiro mas prefira sempre os fins de semana, onde todo o comércio e restaurantes estão abertos ou quando acontece as festas e festivais, como o Festival Gastronômico, o TremBier (festival de cervejas artesanais) e a Páscoa, uma das datas religiosas mais festejadas na cidade. E você, tem mais alguma dica do que fazer em Tiradentes?

A colaboradora Érica Camargo viajou a convite do Tiradentes Mais e ficou hospedada na Pousada Solar da Serra.