O que fazer em Zaragoza na Espanha

Capital da região de Aragão, Zaragoza está localizada nas margens do rio Ebro, entre Madrid e Barcelona. A cidade abriga um impressionante legado monumental em suas ruas, já que romanos, muçulmanos, judeus e cristãos deixaram sua marca ao longo da história. Passear por Zaragoza é uma tradição acessível a todos.

O acesso a Zaragoza pode ser feito facilmente de carro, ônibus, trem, avião ou mesmo a pé, como parte da rota de peregrinação do Caminho de Santiago, uma vez que a cidade fica em um cruzamento privilegiado entre Madrid, Barcelona, Valência e País Basco. É também a porta de entrada para a Europa através do túnel Somport. O aeroporto de Zaragoza, do qual uma série de diferentes companhias aéreas operam vôos regulares de e para várias cidades da Espanha e da Europa, fica a apenas 10 km da cidade.

Reflexo de uma história marcada por quatro civilizações – romana, muçulmana, judia e cristã – a cidade abriga locais históricos preservados, além de uma cidade moderna, com excelente infra-estrutura. Começando o roteiro pelo centro histórico na enorme Plaza del Pilar, onde se destaca a majestosa Basílica del Pilar e seguindo a tradição, não deixe de beijar a Virgem do Pilar. Ainda poderá observar a Câmara Municipal e a Catedral de La Seo, que além de visitar seu interior, o visitante deve conhecer seu importante Museu de Tapeçarias. Atrás da Catedral está a Igreja da Magdalena e o Museu do Fórum Caesaraugusta, onde é possível descobrir como era a cidade durante o Império Romano.

Atravessando o centro histórico de Zaragoza, se chega a uma grande cidade com ruas cheias de pessoas, até chegar ao Paseo de la Independencia, onde se encontram muitas lojas para comprar lembranças da cidade. Ao longo do Paseo, está o Pátio do Palácio da Infanta, uma das joias renascentistas que podem ser encontradas na cidade. Retornando ao centro histórico pela Avenida César Augusto, o visitante estará em uma área perfeita para descansar e tomar algo à tarde, aproveitando o ambiente animado da rua.

Em um outro dia, a ideia é descobrir a Aljafería. À primeira vista, parece uma fortaleza militar fora do mundo árabe. No entanto, em seu interior, encontraremos uma mesquita, um laranjal e uma arquitetura claramente determinada pela sua origem muçulmana. A visita guiada à Aljafería está disponível apenas em espanhol, exceto durante os meses de julho e agosto, que também estão disponíveis visitas em inglês e francês. A duração aproximada é de uma hora, mas não inclui as exposições, que podem ser vistas após a visita guiada. A Aljafería possui guias de áudio em alemão, francês, espanhol, inglês e italiano.

Outro local para visitar é o local onde aconteceu a Expo Zaragoza 2008, com a Torre del Agua do outro lado do rio Ebro. Para atravessar, basta usar a Ponte do Terceiro Milênio, a partir da qual observaremos o belo Pavilhão da Ponte. Famílias com crianças poderão visitar o Aquário Fluvial, o maior de água doce da Europa. Dependendo da estação do ano, no Parque Aquático Luis Buñuel é possível desfrutar de uma praia de rio, com atividades aquáticas como caiaque e rafting. Ficou curioso para conhecer Zaragoza? Então reserve seu hotel por aqui e ajude o Maior Viagem a se manter sempre atualizado com dicas como essa. Para se manter conectado 24 horas pela cidade, compre seu chip de celular Mysimtravel por aqui e receba na comodidade da sua casa, já saindo do Brasil com ele.