Rio 2016 elabora três roteiros conscientes e autênticos para curtir o Rio de norte a sul

O Comitê Rio 2016 e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA/ ONU) se uniram em uma parceria inédita para promover o turismo sustentável, engajado e autêntico. Com a expectativa da chegada de milhares de turistas no Rio de Janeiro para os Jogos do próximo ano, o Comitê elaborou três roteiros alternativos nas Zonas Norte, Sul e Oeste especialmente para a campanha Passaporte Verde.

O roteiro da Zona Norte passa pelos bairros de Madureira e Ramos. Com mais de 400 anos de história, o bairro de Madureira é, para muitos cariocas, o coração da Zona Norte. Berço de escolas de samba, bailes de charme e casas de jongo, Madureira ainda abriga um dos mercados mais populares da cidade – o Mercadão de Madureira – e o Parque de Madureira, um parque público que é um ponto de encontro onde os moradores praticam esportes, encontram os amigos e assistem a shows de música e ainda abriga os Arcos Olímpicos gigantes com 12 metros de altura, instalados no parque como marco dos jogos do Rio 2016.

Se for sábado, ainda dá para cair na pista no Baile de Charme do Viaduto de Madureira, um dos redutos mais famosos do movimento black na cidade. E para os turistas mais apaixonados pelo samba, uma atração tradicionalíssima na Zona Norte é o Cacique de Ramos, onde os sambas são abertos ao público e acontecem aos domingos.

Já o roteiro da Zona Oeste sugere começar o dia na Barra de Guaratiba com uma visita guiada no Sítio Burle Marx, que foi residência do famoso paisagista brasileiro Roberto Burle Marx até 1994; fazer stand up paddle no Canal do Mangue na região da Restinga da Marambaia; e fazer a trilha para as Praias Selvagens (Praia do Perigoso, Praia do Meio, Praia Funda e Praia do Inferno) ou a trilha para a Pedra do Telégrafo.

O roteiro pela Zona Sul sugere fazer uma visita guiada ao Morro do Vidigal. Encravado em um dos endereços mais nobres da Zona Sul do Rio, entre o Leblon e São Conrado, o Vidigal oferece umas das vistas mais bonitas da cidade, promove festas para vários gostos e abriga diversos projetos de arte, meio ambiente e esporte.

O ponto de encontro para o passeio guiado começa no pé do morro, onde os turistas embarcam numa Kombi e seguem até o início da trilha para o Morro Dois Irmãos. A trilha tem um quilômetro e meio de extensão e a subida demora cerca de uma hora, com direito a parada para fotos. No topo do Morro do “Irmão Maior”, os turistas aproveitam o visual por cerca de 30 a 40 minutos. A trilha é considerada leve e apropriada para crianças a partir de oito anos de idade.

Os visitantes conhecem ainda muros grafitados por artistas locais, como Tarm, e por artistas convidados. Para os mais animados, há diversas festas na região do Mirante do Arvrão, que tem uma vista privilegiada da Zona Sul. Uma experiência imperdível é acompanhar a transição do dia para a noite no Mirante e observar as luzes da cidade acendendo com o mar ao fundo.

Então, se você estiver visitando o Rio de Janeiro são ótimas opções para conhecer um pouco mais da cidade maravilhosa.