As famosas Ruínas de São Paulo em Macau

É impossível visitar Macau e não conhecer as Ruínas de São Paulo. O ponto turístico mais famoso de Macau, e também o mais cheio, é parada obrigatória para todo viajante que visita essa ex-colônia portuguesa. O que pouca gente acaba fazendo é aproveitar para conhecer também o Museu de Arte Sacra e a Cripta que ficam dentro do complexo, e merecem ser visitados.

Localizada bem no centro de Macau, as Ruínas de São Paulo são o que sobraram da antiga Igreja da Madre de Deus e do adjacente Colégio de São Paulo. Assim como a Fortaleza do Monte, que fica bem ao lado e abriga o Museu de Macau, esse complexo também foi construído pelos jesuítas e figura na lista do Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO. A Igreja foi construída em 1565 em anexo ao Colégio, primeira instituição universitária de tipo ocidental no Oriente, e exceto a sua faixada era toda de argila, cascalho e madeira. Isso facilitou a sua destruição no incêndio de 1595, mesmo tendo sido reconstruída em 1602. Nessa época se tornou uma grande basílica, sendo a maior igreja católica do Oriente, e comumente chamada de “Vaticano do Oriente”. Até hoje, uma inscrição em latim a esquerda da base da fachada confirma a data dessa reconstrução.

ruinas-de-sao-paulo-em-macau-1

Em 1762 os Jesuítas foram forçados a abandoná-la e em 1835 passou por um novo grande incêndio que destruiu a igreja e o colégio, restando apenas a fachada da igreja e os degraus de sua escadaria, que permanecem por lá até hoje. É justamente essa imponente fachada de granito que atrai os turistas até hoje. Cada nível da fachada em estilo barroco representa um estágio da caminha espiritual do centre ao Paraíso, sendo decorada com imagens bíblicas, representações mitológicas, uma caravela portuguesa, leões chineses, esculturas e estátuas de bronze dos fundadores da Companhia de Jesus, da Virgem Maria, do Menino Jesus, de anjos e demônios.

Localizado no interior das ruínas de São Paulo, o Museu de Arte Sacra é bem pequeno, mas simpático. Ele apresenta objetos de arte sacra, incluindo uma pintura de São Miguel de Arcanjo que pertencia ao Colégio de São Paulo. Há ainda a cripta anexa que é um local de contemplação e orações.

museu-de-arte-sacra-e-cripta-em-macau

Ruinas de São Paulo e Museu de Arte Sacra

Horário de funcionamento: Todos os dias das 09h às 18h (última entrada às 17h30), menos terças que é de 09h às 14h.

Entrada Gratuita

Em nossa viagem para Macau ficamos hospedados no Mandarin Oriental Macau, que foi nosso parceiro durante os dias que vistamos a cidade