Visitando as Salinas de Maras

Uma das cenas mais impressionante em minha viagem ao Peru foi ver o contraste do brilho do branco do sal com a core de terra das montanhas a lado. Este visual incrível, muitas vezes registrado no Instagram, são as Salinas de Maras. Um lindo complexo de extração de sal que impressiona tanto pela beleza quanto pela técnica utilizada, ainda mais que é a mesma desde o período pré-inca.

Mas como assim extração de sal no meio das montanhas, a 3.380 metros do nível do mar? Há cerca de 20 milhões de anos toda a região ficava embaixo d’água. Por isso o terreno produz até hoje sal. E a extração que acontece nas Salinas de Maras é feita da mesma forma desde os tempos pré-inca, passou pela colonização espanhola (quando chegou a abastecer o Império Espanhol), e se mantém até hoje. Cerca de 200 famílias vivem da extração do sal no local, da venda do mesmo nas bancas que existem ao lado das Salinas de Maras e do ingresso para entrar no local.

VAI VIAJAR? RESERVE AQUI A SUA HOSPEDAGEM!
Ao fazer a reserva através deste link, sem pagar nada mais por isso, você garante a melhor opção e ainda ajuda a manter o Maior Viagem trazendo as melhores dicas de viagem.

salinas-de-maras

São 5 mil tanques de 5×9 e 30cm de profundidade em diferentes níveis de elevação, transformando a paisagem em uma espécie de terraços brancos. Eles são abastecidos por um único manancial salgado, através de um sistema de irrigação que também existe deste o período pré-inca. O sol evapora a água e o sal se cristaliza. Para se ter ideia da produção, em um único ano são exportados 20 mil toneladas de sal extraídas das Salinas de Maras.

Localizadas a cerca de 40km de Cusco, as Salinas de Maras são comumente feitas no mesmo dia da visita ao sítio arqueológico de Moray, que fica bem próximo. Para chegar ao complexo é preciso pegar uma estrada de terra pelas montanhas da região. Mas esse passeio garante já da estrada uma vista espetacular das salinas. Mas atenção, você já deve ter visto muitas fotos de gente passeando pelos tanques. Mas, desde setembro de 2019 isso é proibido. Apesar de prejudicar as fotos mais legais, embora ainda renda fotos lindas, é compreensível pela preservação do local e a contaminação do sal.

Apenas três lugares no mundo fazem esse mesmo tipo de extração do sal: Na Bolívia e no Himalia, um dos mais famosos. Apesar de não ter comprovação, algumas pessoas acreditam que o sal produzido nesse lugares possui uma qualidade superior, pelos minerais presentes e pelo baixo teor de sódio.

Nossa equipe viajou a convite do Peru Travel