Santuário de Fátima: Emoção e fé no roteiro em Portugal

Distante cerca de 130km de Lisboa, a cidade de Fátima é quase uma parada obrigatória para quem visita Portugal. A fé do povo português já inspira a visita e mesmo aqueles que não acreditam ou seguem a religião podem visita-la afim de conhecer um pouco mais sobre a cultura local. Mas, para muitos, conhecer o Santuário de Fátima será um dos pontos altos e talvez o mais emocionante do roteiro em Portugal.

Como a maioria das pessoas faz a viagem até Fátima como uma day trip partindo de Lisboa, sem dormir na cidade, muitos acabando se limitando a conhecer o Santuário de Fátima. Contudo, além de atrações naturais belas nos arredores, a cidade tem ainda outros pontos de interesse para quem busca conhecer melhor a história das aparições de Nossa Senhora de Fátima.

As aparições de Fátima

Muita gente acredita que todas as aparições aconteceram onde hoje está o Santuário de Fátima. Mas isso não é verdade. Inclusive, a história das aparições de Fátima começa antes mesmo dos três pastorinhos avistarem Nossa Senhora.

Em 1916, Lúcia e seus primos Francisco e Jacinta presenciaram em Ajustrel (vila onde moravam) três aparições de um anjo, o qual se apresentou como Anjo da Paz. Ele teriam vindo para avisar sobre as aparições de Nossa Senhora e pedido que os mesmo rezassem o terço. Foi no dia 13 de maior de 1917 que após um forte clarão, os três pastorinhos avistaram em cima de uma pequena azinheira uma “senhora mais brilhante que o sol”. O local dessa primeira aparição é onde se encontra hoje a Capelinha das Aparições, no Santuário de Fátima. Nossa Senhora teria pedido que eles rezassem pela paz mundial e que voltassem sempre no mesmo dia 13, nos meses seguintes, ao mesmo local. Outras quatro aparições se deram no mesmo local e nos dias 13 de junho, julho, setembro e outubro. Apenas em agosto, a aparição se deu na região de Ajustrel, apenas no dia 19, porque as crianças haviam sido presas pelas autoridades que já se incomodavam com o tamanho que a história das aparições estavam tomando.

Mesmo os pais dos pastorinhos não acreditavam muito nas aparições. Foi então que, no dia 13 de outubro daquele ano, cerca de 70 mil pessoas se juntaram ao lado do local das aparições para presenciar a última aparição. Contudo, relatos da época dizem que em um dia de céu nublado, abriu-se um clarão entre as nuvens e o sol ficou fazendo movimento circulares se aproximando e afastando da multidão. O chamado “Milagre do Sol” impressionou e distraiu a multidão enquanto Nossa Senhora aparecia novamente para os pastorinhos.

Dois dos pastorinhos faleceram logo em seguida aos fatos ocorridos. Quando ingressou na Clausura, Irmã Lúcia revelou que teria recebido revelações de Nossa Senhora, conhecidas como os “Segredos de Fátima”. A primeira parte do segredo é uma visão do inferno, que segundo Nossa Senhora é para onde vão os pecadores. Na sequência, Nossa Senhora solicita a devoção a seu Imaculado Coração, como forma de salvar o mundo da guerra. Esse segundo segredo foi atribuído a queda do Império Russo e o fim do socialismo, muitos atribuindo a queda do Muro de Berlim. Pro fim, o terceiro segredo ficou guardado por anos até que João Paulo II em visita ao Santuário de Fátima revelou ser o ataque ao Santo Padre, que ele mesmo interpretou como o atentado que sofreu em um dia 13 de maio (1981) na Praça São Pedro, no Vaticano.

O Santuário de Fátima

Das seis aparições de Nossa Senhora de Fátima, cinco aconteceram onde hoje fica a Capelinha das Aparições, que é uma réplica da singela capela construída na época que ocorreram. Ela foi construída no exato local onde se acredita que Nossa Senhora apareceu para os pastorinhos. Ao redor da capela foi construído o Santuário de Fátima, que hoje é maior inclusive que a a Praça de São Pedro, no Vaticano.

o-que-ver-no-santuario-de-fatima

A primeira Basília grande construída no santuário de Fátima, nominada Basília de Nossa Senhora do Rosário, foi erguida atendendo um pedido de Nossa Senhora: “Quero que façam aqui uma capela”. No seu interior estão enterrados os três pastorinhos. Mas o tamanho da devoção no local é tão grande que, além do altar a céu aberto bem em frente, utilizado em dias e grandes aglomerações, do lado oposto foi erguida a Basílica da Santíssima Trindade, mais moderna e espaçosa para abrigar os milhões de fieis que visitam o local.

Estes são os três principais pontos de visitação do Santuário de Fátima, que ainda tem estátuas de papas importantes para o local, a chamada Cruz Alta, além de outros pontos que podem ser visitados.

Ajustrel, a vila dos Pastorinhos

Uma parte importante da história de Nossa Senhora de Fátima e que nem todos que visitam o Santuário de Fátima acabam conhecendo, é a vizinha vila de Ajustrel, onde moravam os pastorinhos com seus familiares.

Na pequena vila é possível conhecer onde moravam os personagens principais das aparições de Nossa Senhora e também conhecer na chamada “via sacra” os pontos onde o Anjo da Paz apareceu no ano anterior, bem como o único ponto de aparição de Nossa Senhora fora de onde hoje está o Santuário de Fátima.

A proximidade com o santuário e a importância histórica desses pontos fazem com quem a visita deva ser incluída em qualquer visita a cidade de Fátima.

Ajustrel-vila-dos-Pastorinhos

Nossa viagem para Portugal foi feita em parceria com os hotéis Memmo Principe Real e Double Tree by Hilton Lisbon e com o chip internacional Mysimtravel.