Suíça lança selo de segurança em higiene

Assim como Portugal já tinha feito, agora a Suíça lançou seu selo de segurança em higiene para dar confiança aos viajantes na retomada do turismo no pós-quarentena. Lançado pelo Turismo da Suíça, o selo indica que a empresa anfitriã está comprometida em respeitar os conceitos de proteção, seja ela relacionada a hotelaria, gastronomia ou transportes.

O retorno a normalidade depois das medidas mais restritivas de isolamento social na Suíça estão acontecendo de forma gradativa. Os teleféricos e as atrações turísticas devem iniciar as operações a partir de 8 de junho, enquanto as fronteiras com a Áustria, a França e a Alemanha estarão abertas ao turismo a partir de 15 de junho. Mesmo assim, respeitar a distância mínima e o uso de equipamentos de proteção individual são recomendados.

A aplicação dos conceitos de proteção desenvolvidos pela Confederação e pelas associações setoriais para a abertura de estabelecimentos turísticos é obrigatória. Esses conceitos incluem medidas para o cumprimento das regras de distanciamento, bem como diretrizes rígidas de saúde e segurança. O monitoramento da conformidade com esses conceitos de proteção é de responsabilidade das autoridades cantonais.

Nesse aspecto, o selo de segurança em higiene da Suíça – chamado “Clean & Safe” – é um meio de comunicação uniforme e facilmente reconhecível em nível nacional. Com esse selo, as empresas de turismo podem comunicar claramente seu compromisso de garantir aos anfitriões que suas atividades atendem aos requisitos de limpeza e segurança.

Serão disponibilizados seis selos específicos para as diferentes categorias de prestadores de serviços, cada um com uma identidade visual derivada do selo geral das associações setoriais envolvidas na campanha. Como parte de seu plano de recuperação do turismo, o Turismo da Suíça também promoverá explicitamente as medidas rigorosas dos planos de proteção implementados em hotéis, restaurantes, teleféricos e transportes público.