Território místico da Serra da Coronilla atrai turistas ao Uruguai

Fugindo do eixo Montevidéu, Punta Del Este e Colônia del Sacramento, a Serra da Coronilla abriga uma riqueza natural inestimável e incalculável. Em Lavalleja existem mais de 480 espécies de plantas, mais de 29 tipos de mamíferos, 140 espécies de aves e 1.300 hectares de ecossistema protegidos. Tudo cercado por um grande misticismo.

Uma das principais atrações da Reserva Natural de Salus é a mítica “Fuente del Puma”. Seu nome vem de uma lenda que conta que foi este animal que encontrou e guardou esta fonte de água mineral de grande pureza. Visitas guiadas de diferentes graus de dificuldade e duração podem ser contratadas no centro de interação. Esse espaço foi criado para reconectar os turistas, sensíveis a preservação do meio ambiente, às reservas naturais. O espaço oferece um passeio interativo que explica o ciclo da água, o ecossistema da reserva e uma representação multidimensional da reserva natural de SALUS.

Outras atrações imperdíveis transformam essas cidades do departamento de Lavalleja em verdadeiras relíquias, como o Parque Salto del Penitente, com 20 metros de altura nutre as águas de uma piscina cristalina de água mineral, na qual é possível banhar-se. Nas proximidades, há um parador com um terraço panorâmico, onde é possível almoçar admirando a beleza natural. Passear a cavalo, fazer trilhas para caminhadas e esportes de aventura, são outras opções oferecidas no local. No interior do Cerro Arequita se formaram numerosas grutas que podem ser visitadas e na base da colina está El Mirador com refeições caseiras e visitas guiadas. Perto dali está o acampamento municipal com cabanas e serviços completos. E na base da Laguna de los Cuervos, existe um camping menor com um perfil mais familiar.

Para o brasileiro acessar esse paraíso, é necessário pegar um voo até Montevidéu e de lá um ônibus até Minas, capital de Lavalleja. Lá o turista encontra bons hotéis e agências que proporcionam o passeio com data e horário.