O que é feito para garantir segurança no serviço de bordo durante a pandemia?

Como as companhias aéreas estão lidando com a pandemia do novo coronavírus desperta a curiosidade de muita gente. As medidas anunciadas, além de garantir a segurança dos passageiros durante esse período de crise por conta da Covid-19 pode redefinir os padrões dos serviços oferecidos pelas empresas no pós-pandemia. Mas em relação ao serviço de bordo, o que está sendo feito?

Algumas empresas chegaram a suspender temporariamente o serviço de alimentação a bordo dos seus voos, mas outras companhias preferiram apenas readequar o serviço de bordo para oferecer uma opção mais adequada ao momento de crise por conta do novo coronavírus. É o caso da Delta, que para diminuir os pontos de contato a bordo, migrou para uma oferta se saquinhos de snacks individuais e bebidas em todos os voos domésticos e nos internacionais de curta distância a partir dos Estados Unidos. Já para os voos de longa distância, as opções de refeições foram temporariamente simplificadas.

Porém, para garantir segurança no serviço de bordo, mesmo com as adaptações, a Delta reforçou as medidas de higiene junto aos operadores de catering, área responsável pelo preparo das refeições servidas a bordo. As medidas são tomadas em todas as etapas do serviço até que as refeições cheguem ao passageiro.

Todos os equipamentos de catering que chegam do exterior e os caminhões que os transportam são limpos e higienizados com um desinfetante seguro para alimentos, por meio de aspersores eletrostáticos usados ao longo do dia. As cozinhas que atendem a Delta são mantidas nos mais altos padrões de limpeza. Antes de entrar nas cozinhas, os colaboradores dedicados ao catering e visitantes têm a temperatura verificada e respondem a um completo questionário de saúde. Os funcionários dessa área seguem protocolos de distanciamento social e usam equipamentos de proteção individual, incluindo coberturas faciais e luvas. Ainda, a Delta incluiu  uma equipe de limpeza adicional para ajudar nos processos de higienização aprimorados, que se concentram em áreas de grande circulação de pessoas e de alto grau de contato.

Todas as superficies de contato com os alimentos são higienizadas ao longo do dia. Louças e utensílios são lavados e desinfectados em máquinas de lavar louça industriais sob alta temperatura. Todos os produtos de catering são higienizados antes de abastecerem os carrinhos de alimentos dos nossos clientes, que recebem uma segunda limpeza antes de serem colocados nas aeronaves.

Os cuidados são para garantir que antes de embarcar o serviço de bordo, todo o processo tenha sido feito seguindo rigorosos protocolos de segurança e higiene. Tais medidas, somadas as adequações temporárias do menu para diminuir o contato, garantem um serviço seguro para os passageiros da Delta.