Seu Vidal: a criatividade em forma de sanduíche

Recentemente fomos convidados a conhecer o cardápio de verão da sanduicheria Seu Vidal que fica em Copacabana, no chamado Baixo Lido. A sanduicheria é bem interessante, mas o que mais me surpreendeu foi a criatividade apresentada tanto no menu fixo da casa, como no cardápio da estação mais quente. Sanduíches para todos os momentos e gostos, com o lema da casa que é “O poder do Bigode”.

O nome do empreendimento é uma homenagem ao patriarca da família Silvério Vidal, avô de Pedro Vidal que está a frente do negócio e herdeiro da tradicional Confeitaria Itajaí, inaugurada no centro da cidade há 84 anos. Com a proposta de produzir sanduíches originais, que fizessem a diferença no Rio de Janeiro, Pedro abriu as portas da sanduicheria Seu Vidal em agosto de 2016 e vem atraindo cada vez mais um público antenado para a região que ficou conhecida como Baixo Lido, em Copacabana. Quando falo que Pedro está a frente do negócio, é quase que literal, já que além de ter nos recebido muito bem quando estivemos lá, nos contou a história da casa e dos sanduíches.

O ambiente possui um foodtruck estacionado no meio da loja, o que achei incrível e irreverente. Toda loja foi projetada pelo arquiteto Claudio Gonçalves, com mesas feitas de palete de madeira que combinam com a proposta descontraída e carioca da sanduicheria. Na parede principal, um grafite executado pela artista Ana Luiza Vidal, irmã de Pedro, evidenciando mais uma vez o conceito de negócio de família. Para aqueles que preferem um clima intimista, a casa oferece um lounge com luzes mais baixas e sofás no lugar de cadeiras, área perfeita para eventos e reuniões de amigos em happy hour, já quero marcar um encontro de amigos lá em breve.

seu vidal ambiente

Com o horário de funcionamento de 12h às 22h, de terça a domingo, a sanduicheria vai do pós-praia a um esquenta para a noitada. A Seu Vidal não possui serviço de garçom, em uma proposta para aproximar mais o cliente e manter um clima informal, a pessoa deve se dirigir ao caixa, pegar uma comanda e fazer seu pedido.

O cardápio é assinado pelo chef Philipe Martins e me chamou muito a atenção pela criatividade na criação dos sanduíches, em especial na combinação de ingredientes. Os pães rústicos são fornecidos pelo “O Pão” e os sanduíches mais vendidos, segundo Pedro, são: o À Milanesa Padrão feito com ciabatta clássica recheada com bife à milanesa, queijo minas padrão e maionese cítrica da casa e o que leva o nome do estabelecimento, Seu Vidal, também uma ciabatta recheada com picanha defumada, queijo provolone e molho especial da casa.

Aos finais de semana, de sexta a domingo, é servido o Trio da Vovó Bebel, que são três pães pela metade com recheios especiais: polvo com maionese especial de brasa em pão australiano, camarões sauté com molho especial da casa em pão de curry e lula à dorê com maionese cítrica em baguete rústica. A carta de cervejas, assinada pelo beer sommelier José Raimundo Padilha, é composta exclusivamente por rótulos fabricados no Rio, incluindo o rótulo da casa, enquanto a responsável pela seleção de vinhos nacionais é a sommelier Deise Novakoski.

Para manter a identidade carioca, o cardápio de verão faz referência aos ingredientes típicos brasileiros, reinventados em forma de sanduíches, petiscos e drinques. Para começar, experimentamos o Polvilho com Pipoca na Brasa, biscoito de polvilho da casa com farofa de pipoca, acompanhado de maionese de brasa e o delicioso Coalho Crocante, grissinis de queijo coalho na massa de harumaki e teriyaki. Este último foi a sensação do começo da noite já que o salgado do queijo coalho combinou perfeitamente com o doce do teriyaki e tem sido um dos mais pedidos do cardápio sazonal, com grandes chances de entrar para o fixo.

Entre as opções de sanduíches, pudemos experimentar o Do Nordeste, ciabatta recheada com carne seca desfiada, queijo coalho, maionese cítrica e cebola crocante, que foi servido em mini ciabattas, na mesma forma que é servido em catering; o Leve, baguete integral recheada de presunto de frango com tomate seco, muçarela de búfala e molho de iogurte com hortelã, que dá todo um frescor ao sanduíche, que é a cara da estação; e o Alemão, baguete de curry com salsicha Viena de alho, chutney de tomate e mostarda escura, que foi criado para a Oktoberfest de 2016 e fez tanto sucesso que voltou ao cardápio. Os veganos também têm vez com o sanduíche feito em pão sem glúten, pasta de soja da casa, mix de cogumelos e legumes tostados.

seu vidal sanduiches

Além disso, todos os dias, a partir das 18h, o menu conta com as Pizzas de pão de queijo nos sabores Marguerita, Minas padrão e os dois que experimentamos: linguiça de cordeiro e mix de cogumelos. A casa já oferecia sanduíches servidos em pão de queijo e agora inova com essa ideia da pizza em massa de pão de queijo, que é preparada na própria casa. Achei sensacional, ainda mais para mim, que adoro pão de queijo e pizza. Uma das melhores coisas que comi nos últimos tempos e o melhor de tudo é que tem grandes chances de entrar para o cardápio fixo.

De sobremesa, a novidade é o Brownie do Mario com amêndoas e sorvete de menta, para refrescar no verão. Um detalhe é a marca registrada do local, o bigode feito de açúcar, em cima do brownie. Para beber, drinques com preços atrativos e nomes divertidos, como a Batida do Careca, batida de coco nas opções com vodca ou cachaça; Drink do Bigode (foto de capa) preparado com suco de limão, espuma de gengibre e vodca, em um estilo derivado do Moscow Mule; e a Sangria da Madame, feita com vinho tinto ou espumante. Todas opções bem refrescantes para o verão.

seu vidal pizza brownie sangria

Adorei ter conhecido a sanduicheria Seu Vidal, inclusive brinquei com o Pedro que me senti em casa, já que temos o mesmo sobrenome. A sanduicheria já está fazendo delivery para pedidos do cardápio fixo, feitos pelos aplicativos iFood e Spoon Rocket. Recomendo conhecer e experimentar os criativos sanduíches, que têm preços bem justos e a maravilhosa pizza de pão de queijo, que faz valer a pena a visita.

Endereço: R. Ronald Carvalho, 275 – loja A – Copacabana – Tel.: (21) 3439–7719