As dez sobremesas mais refinadas de Nova York

Toda refeição merece terminar com uma sobremesa especial. Com tantos pratos especiais, Nova York também reserva espaço para doces que são igualmente gostosos e visualmente bonitos. E o melhor é que não é preciso ir somente a um restaurante estrelado para provar as sobremesas mais refinadas de Nova York. Confira uma lista com dez sugestões que vão te deixar com água na boca.

opera-cake-union-squareVamos começar com essa verdadeira obra de arte: o Opera Cake do café da Union Fare. Essa linda sobremesa feita pelo chef Yavn Lemoine é uma mousseline de chocolate em camadas e um bolo de avelã servidos dentro de uma gaiola de caramelo. Para degustar essa maravilha, os comensais são convidados a esmagar a gaiola, acrescentando a parte principal cristais de caramelo. Tudo isso ainda vem acompanhado de sorvete de cardamomo e uma vela acesa.

strawberry-tea-per-seO Per Se é uma confeitaria que mistura a pâtisserie clássica francesa com sabores e texturas japonesas. A chef Anna Bolz preparou uma sobremesa simples sobre os sabores de morango, matcha e vários chás gelados, para um sabor refrescante. No Strawberry Tea há rolo de chá verde, yuzu-matcha buttercream, arroz e calda de morango e matcha em sua composição.

Ninho-de-Pássaro-Ártico-AquavitO estrelado Michelin Aquavit oferece o Ninho de Pássaro Ártico. O restaurante escandinavo se inspirou na abundância das florestas da Suécia para colocar no prato itens que relembram o que a chef Emma Bengstonn encontra ao caminhar no bosque da costa oeste do país. A sobremesa compreende um ninho de mel decorado com galhos de chocolate, ovos de queijo de cabra, framboesas, “sujeira” de brownie, iogurte, folha de ouro, sorvete de mirtilo e flores frescas comestíveis espalhadas no prato.

Miso-Cashew-Pink-Graprefuit-patisserie-chansonO nome é tão complexo quanto a sobremesa oferecida no primeiro voo solo do chef Rory Macdonald, que já foi chefe no grupo Hakkasan. O menu de sobremesas da Patisserie Chanson se destaca pela incorporação de produtos não tradicionais e salgados as receitas. Miso: Cashew: Pink Graprefuit é um ode do chef a cultura japonesa. Um biscoito de caju, com pudim de miso no topo é servido com sorvete de grapefruit. Já o bloco congelado de sal do Himalia é para dar um equilíbrio salgado a cada pedaço da sobremesa.

floresta-negra-le-bernardinA Torta Floresta Negra foi uma das sobremesas preferidas do chef Thomas Raquel na infância. No Le Bernardin ele oferece uma versão moderna da clássica sobremesa alemã. O bolo é reencarnado em quatro cubos individuais: uma mousse de baunilha com cereja, um creme de baunilha com chocolate amargo, um bolo de chocolate com creme de cereja e um ganache de chocolate. São agrupados e cobertos com nibs de cacau confitado, cerejas, cachos de chocolate e sorvete de chocolate.

Milk-and-Honey-The-NomadOutra sobremesa inspirada na infância é a Milk & Honey do The NoMad. A mãe do chef Daniel Humm costumava servir leite quente com mel qual ele voltava da escola na Suíça. A releitura chique é servida com uma fratura de mel com espuma de leite, crumble de aveia e bolas de sorvete de baunilha. Há quem dica que o sabor lembra a sensação de comer uma tigela de Cheerios.

Cherry-Tart-Pistachio-Crème-Brûlée-Restaurant-DanielApesar do crème brûlle não ser considerado uma sobremesa fina na França, essa versão do Restaurant Daniel merece apareces na lista das sobremesas mais refinadas de Nova York. O chef Jeremy Archereau apresenta uma versão com pistache e cereja servida em uma tartelete muito especial. Uma redução de vinagre ainda acrescenta acidez a receita quebrando um pouco a cremosidade do pistache. A textura crocante necessária a um crème brûlle vem do caramelo e a massa é feita com açúcar mascavo.

Cherry-Gramercy-TavernGramercy Tavern é conhecida pelo seu menu sazonal priorizando produtos vindo de fazendas e produtores locais. Na sobremesa o chef Miro Uskokovic manteve essa tradição. Seu hábito matinal de uma tigela com aveia aromatizada com canela e cerejas frescas com maple syrup foi levado ao restaurante. A Cherry é a releitura desse café da manhã em uma sobremesa fria usando ingredientes da Union Square Greenmarket, bem próxima ao restaurante. É uma torre de maple butter, sorvete de horchata e granito de cereja coberta com crisp de aveia, nozes e dois tipos de cereja.

Husk-Merengue-CosmeUma das sobremesas mais famosas de Nova York é o Merengue do Cosme. Essa nuvem de merengue é recheada com puré de milho doce e mascarpone. O parto foi inspirado da Pasteleria La Gran Via, uma doceria de 75 anos da Cidade do México, casa do chef Cosme Enrique Olvera.

bolo-de-goiaba-limão-e-coco-Dominique-Ansel-BakeryPara finalizar a nossa lista das dez sobremesas mais refinadas de Nova York, o Bolo de coco e limão da Dominique Ansel Bakery. Essa sobremesa refrescante tem como base uma dacquoise de coco caseiro com amêndoa, equilibrada com uma geleia de guava rosa no centro. Ela ainda está rodeada por uma mousse cremosa de limão e coberta com folhas de chocolate pintadas a mão para dar um ar ainda mais tropical ao prato.