Sommerfest celebra a cultura alemã no Espírito Santo

Celebrando a cultura alemã, o município de Domingos Martins preparou uma festa que acontece a partir de hoje (02) até domingo (05), a 28ª edição do tradicional Festival da Imigração Alemã, o Sommerfest. Durante quatro dias a cidade oferece ao visitante muita música, competições e comidas típicas, danças, homenagem aos primeiros imigrantes, desfile típico e tudo mais que transmite a riqueza da cultura alemã. O tema deste ano é “A Saga do nosso imigrante”.

Criada em 1987, a Sommerfest comemora a chegada dos primeiros imigrantes alemães à região, valorizando a cultura alemã e o turismo no município. A abertura oficial do evento será às 17h30 de hoje, com um culto ecumênico no Marco Histórico em Biriricas, na BR 262, local onde se instalaram os primeiros imigrantes na região. A edição deste ano conta ainda com o tradicional Concurso do Lenhador, o Concurso de Rei e Rainha da Sommerfest e atrações musicais com bandas locais.

Uma das novidades de 2017 é a Vila Germânica, um espaço gastronômico com diversas opções de cervejas artesanais e comidas típicas alemãs, no Espaço Cidade do Verde, anexo à Praça Dr. Arthur Gerhardt, em Campinho. Uma segunda praça de alimentação estará localizada na área ao lado do Centro Cultural (antigo Hotel Imperador) com a oferta de pratos típicos das cozinhas brasileira e alemã.

Além de músicas, danças e comidas típicas, a Sommerfest reúne dezenas de pessoas para a prática do esporte. O Pedal do Chucrute reunirá amantes do ciclismo às 8h do sábado (04), saindo da Praça Dr. Arthur Gerhardt, em direção ao interior do município. O ponto alto da festa ocorre no domingo (05), às 9h, com o Desfile Cultural, onde serão relembrados os traços da cultura germânica deixados no município, bem como a história e a saga dos primeiros imigrantes.