Stuzzi Bar: um pouco da Itália em um descontraído bar no Leblon

No final da Dias Ferreira, no Leblon, rua considerada o pólo gastronômico do bairro e até do Rio, o Stuzzi Bar traz um pouco da Itália para um ambiente descontraído de bar, com requintes culinários de restaurante. O Maior Viagem foi convidado a conhecer o local e experimentar algumas das delícias elaboradas pela chef Paula Prandini e contamos aqui um pouco da nossa noite agradável.

Aberto em 2011, o Stuzzi, como é conhecido pelos frequentadores, é um gastrobar com projeto da arquiteta Bel Lobo, onde garrafas são usadas como luminárias no salão. Uma agradável varanda com mesas de madeira e cadeiras estofadas é o espaço ideal para quem quer degustar as delícias da chef Paula Prandini e acompanhar o movimento da famosa Dias Ferreira. Quem preferir, o salão principal conta com sofás, mesas com madeira de demolição e um irreverente quadro da chef Monalisa, uma apologia à obra de Leonardo da Vinci, que dizem representar a própria chef. O ambiente é super agradável, com música em um volume ideal tanto para quem quer curtir o bar quanto para quem está jantando, com um playlist bem interessante.

stuzzi-decoracao

Chegamos por volta das 20h de uma sexta-feira e ficamos na parte interna do bar. Muito bem recebidos pelos funcionários, escolhemos um drink, enquanto decidíamos pelo que comer. Uma hora depois, a casa já estava cheia, com ótimo movimento reunindo um público eclético em estilo e idade. Fomos também recepcionados pela chef Paula Prandini que sugeriu alguns pratos para provarmos, enquanto contava um pouco mais de sua história e do próprio Stuzzi.

Com descendência italiana e espanhola, Paula ficava fascinada assistindo o preparo das receitas da avó. Após cursar gastronomia na Alain Ducasse Formation (ADF), a chef passou por vários locais renomados na França e na Itália, onde trabalhou no duas estrelas drinks-stuzziMichelin, Il Griso, na Lombardia. Com toda bagagem culinária, Paula retornou ao Brasil, onde trabalhou ao lado de Roland Villard no extinto Le Pré Catelan. Sua história no Stuzzi, começou com um convite para ser consultora do charmoso gastrobar, posteriormente, se tornando chef executiva e sócia do negócio. Hoje, a restaurateur paulista com alma de carioca comemora a consolidação da marca Stuzzi. Aliás, o nome Stuzzi é derivado de stuzzichini, que em italiano significa aperitivo ou pequenas porções, onde é centrado o conceito do bar.

Os caprichados e bem apresentados drinks da casa ficam por conta do barman Johnny Araújo, que traz à carta desde clássicos a invencionices. Diante de tantas opções interessantes, iniciamos com o Yami (Absolut, granola, limão siciliano, redução de jabuticaba e amoras) e o Sicilia (Absolut, limoncello, néctar de pêras, uvas verdes e limão siciliano), para depois experimentarmos o Prandini, uma homenagem do barman à chef (espumante, gengibre, orangecello, pimenta rosa, vermute dry e água de flor de laranjeira) e o Zafferano (Gin Safron, bitter de pêssegi, grapefuit, tônica citrus e sour mix). Este último passou a ser meu xodó, tanto que repeti a pedida na saideira.

Quem não for muito fã de drinks, o bar conta com uma carta de vinhos, champagnes e espumantes muito boa. Para estimular o paladar e acompanhar os drinks seguimos algumas recomendações da própria chef e algumas novidades do cardápio de primavera. Algumas já são servidas em porções para compartilhar, outras foram servidas em versões reduzidas especialmente para que pudéssemos experimentar um pouco de tudo.

Do cardápio de primavera, as endívias recheadas de gorgonzola com vinagrete de balsâmico e granola salgada, que dá um crocante especial, e a bruschetta invertida, servida de forma diferente do convencional, com tomate assado, pesto de manjericão e rúcula, burrata e um pão levemente torrado. Ainda experimentamos o delicioso croquete de maiale (carne de porco) com creme de cenoura e vinagrete de maçã verde que dá um leve toque adocicado para combinar com o recheio. Tudo acompanhado da seleção de pães preparados no próprio Stuzzi: pão de linguiça com provolone e cebola, focaccia com alecrim, cake salgado de azeitona e tomilho, mini-baguete de parmesão e pão italiano clássico.

cardapio-primavera-stuzzi

Outra delícia do menu de primavera foi o raviole de cordeiro com molho de vinho, que pedimos junto com dois pratos do cardápio comum da casa e queridinhos da chef, como ela mesmo nos contou: o polvo grelhado com salada de batata e mostarda dijon e o carré de cordeiro em crosta de avelã e alecrim ao molho de vinho tinto. Todos os três pratos estavam divinos e para finalizar pedimos a panelinha de frutos do mar grelhados ao perfume de limão siciliano. Tudo acompanhado de Clericot, Stuzzi Spritz e Giallo Spritz, que vêm em garrafas de 1 litro, servindo muito bem três pessoas.

pratos-stuzzi

Ainda sobrou um espacinho para a sobremesa e escolhemos a Lecca Lecca, que traz uma mistura especial de duas coisas que eu lecca-leccaadoro: palha italiana (em forma de pirulito) envolto em pistache acompanhado de gelato de baunilha e calda de chocolate. As outras duas opções de sobremesa são: mousse de nutella com crocante de avelã e o crumble de maçã com amêndoas. Esses ficaram para a próxima visita ao Stuzzi.

Saímos de lá por volta de 1h30 com a casa ainda cheia, já que às sextas (assim como aos domingos) a atração musical fica a cargo de Henrique Piraí, que bate ponto com sua Live PA, onde toca flauta, gaita e sax. O Stuzzi funciona de 2ª a domingo das 19h às 02h e cada dia com uma atração musical diferente. Sem dúvida, um ótimo local para reunir os amigos, tomar um bom drink e comer bem no Rio de Janeiro.

Endereço: Rua Dias Ferreira, 48 – Leblon – Tel.: (21) 2274-4017