Confira os melhores destinos para o surfe na Califórnia

A partir de hoje, todo ano o dia 20 de setembro será para comemorar o surfe na Califórnia. A criação do California Surfing Day tem como objetivo incentivar moradores e turistas a tirar um dia para surfar, tanto que virou feriado oficial do estado norte-americano. O surfe chegou a Califórnia no século XIX e, desde então, tornou-se parte fundamental da cultura local, inspirando a música, arte e culinária da região. A criação do dia do surfe na Califórnia reconhece a importância do esporte para a economia e cultura local.

O esporte é praticado em todo o estado. São 1,1 mil quilômetros de áreas costeiras e praias para curtir o surfe na Califórnia, com algumas cidades se destacando por ter ótimas ondas. Ao todo, a economia que gira por conta da prática esportiva soma US$ 1,15 trilhão anualmente.

Santa Cruz é a cara do surfe na Califórnia. Reza a lenda que três príncipes havaianos levaram o esporte para a cidade em 1885. O traje de mergulho utilizado por surfistas do mundo todo também é uma invenção local. Jack O’Neill, lendário surfista, desenvolveu a peça de Neoprene em 1950 para enfrentar a água gelada do Pacífico. Para os iniciantes, Cowell Beach apresenta quebras de ondas mais fáceis, assim como Capitola. Já os mais experientes devem gostar mais das arrebentações em Steamer Lane e Pleasure Point. Reserve um tempo também para conhecer a cena de surfe local e suas lendas visitando o Santa Cruz Surfing Museum, abrigado em um antigo farol.

A região de San Diego  tem o California Surf Museum, que conta a história do esporte no estado e expõe pranchas de antigas lendas do mar. Além disso, a melhor maneira de realmente mergulhar na cultura do surfe local pode ser parar na Bird’s Surf Shop, em Ocean Beach, onde centenas de pranchas estão penduradas em toda parte, incluindo o teto. Para encarar as ondas de verdade, pequenas cidades litorâneas como Leucadia e Encinitas são o destino ideal.

Impossível pensar em surfe na Califórnia sem falar de Orange Country. Em Hutington Beach, que vive um eterno clima de verão, sempre repleta de pessoas andando de bicicleta, jogando vôlei a beira mar e, claro, surfando. Foi assim que recebeu o título de Surf City USA. Por lá também está o Museu Internacional do Surfe, que exibe importantes peças da história do esporte como a maior prancha já construída. É lá também que acontece anualmente o Vans U.S Open of Surfing, antigo U.S Surfing Championship já disputado por grandes nomes como George Freeth e Duke Kahanamoku. Newport Beach é outra cidade que se destaca no roteiro das ondas graças a mais de 12 quilômetros de praias e uma das paradas preferidas dos surfistas, conhecida como Wedge, com ondas que alcançam 6 metros de altura. O destino acrescenta um toque de glamour ao estilo surfista, com mansões a beira mar, resorts luxuosos na areia e um porto com dezenas de iates.

Para finalizar o roteiro de picos para surfe na Califórnia, Estendendo-se por mais de 51 quilômetros ao longo do Pacífico, Malibu é uma cidade de praia singular onde é possível encontrar estrelas de Hollywood em suas mansões a beira mar. Mas, para quem busca algo mais descontraído, a cidade é também ponto de encontro para surfistas, principalmente em Surfrider Beach, praia famosa por ter algumas das ondas mais perfeitas do mundo e nomeada a primeira Reserva Mundial de Surfe. Para um clima mais família e menos turístico, a vista a Zuma Beach, perto dali, vale a pena.

Seja qual for o destino que você escolher para curtir o surfe na Califórnia, faça a sua reserva de hotel e compre seu chip internacional para se manter conectado através destes links. Você não paga nada mais por isso e ajuda a manter o Maior Viagem sempre com dicas especiais.