Onde ir na temporada de neve na Argentina

A Argentina é o primeiro destino internacional para muitos turistas brasileiros e no inverno se torna o local onde estes turistas veem neve pela primeira vez. Os resorts de inverno localizados no sopé da Cordilheira dos Andes se preparam para receber as massas de turistas nacionais e estrangeiros, que têm a intenção de aproveitar uma das oito grandes estações de esqui argentinas.

Talvez, o esqui e o snowboard sejam as estrelas do inverno, mas há muitas outras atividades como o snowcats, boias de deslizamento na neve e as raquetes de neve para trekking. Os turistas que visitam os destinos de neve na Argentina pode aproveita-los em família, grupo de amigos ou até em viagem de casal. E após tantas atividades, o prazer de sentar à mesa e aproveitar para tomar um chocolate quente ou um vinho, completa a experiência de inverno. Caviahue, Cerro Bayo, Cerro Castor, Cerro Catedral, Chapelco, La Hoya, Las Leñas e Penitentes são os oito principais centros de esqui que existem em Argentina.

Em Mendoza, Las Leñas tem mais de 30 anos de atividade de neve na Argentina, localizada a 2.240 metros acima do nível do mar. O complexo apresenta 30 pistas que ocupam 17.500 hectares esquiáveis e 14 meios de elevação. Penitentes está a 180 km de Mendoza é ideal para famílias por conta de seu clima intimista. O complexo abriga 25 pistas para todos os níveis, em 300 hectares esquiáveis.

Chapelco é um dos mais tradicionais centros de esqui do país. Localizado na província de Neuquén, do alto das montanhas pode-se avistar o vulcão Lanín. Com um total de 28 pistas de esqui para diferentes níveis de expertise, o complexo se destaca por seu sistema de Rental Clothes e seu Snowpark localizado no coração da montanha, perfeito para a prática do freestyle. Na mesma província, Cerro Bayo conta com 31 pistas em 14 km esquiáveis, 15 meios de elevação e 4 km de pista com vista para o lago Nahuel Huapi e para a vila turística. Já o centro de esqui de Caviahue está a 1,5km do povoado de mesmo nome, com 22 pistas e 13 meios de elevação, sendo o Carpet Lift, o mais novo.

Cerro Catedral é o mais famoso da Argentina, a poucos quilômetros de Bariloche e localizado dentro do Parque Nacional Nahuel Huapi. O visitante terá à sua disposição 34 meios de elevação, cerca de 400 instrutores profissionais de esqui e snowboard, escolas para todas as idades e níveis, 10 mil equipamentos para alugar e a possibilidade de fazer compras no shopping Las Terrazas.

La Hoya, em Chubut, conta com 30 pistas, 11 elevadores e mais de 2 mil metros até o topo, além de um Snow Park de 4 hectares para curtir com a família. É ideal para aprender a esquiar porque sua pista de iniciantes é ampla, segura e cercada por serviços. Em Tierra del Fuego a 26 km de Ushuaia, no Cerro Castor é possível praticar cross-country, esqui nórdico e alpino além de snowboard em suas diferentes modalidades: freeride, free-car e boarder cross. São 7 espaços gastronômicos, 34 pistas com diferentes níveis de dificuldade, 12 elevadores, 1 snowpark e área para iniciantes. Opções não faltam para se divertir na neve na Argentina.