Teste de Covid para retorno ao Brasil agora poderá ser também antígeno

Uma ótima notícia para os viajantes. Mais fácil de fazer e, principalmente, mais barato, o teste de Covid para retorno ao Brasil agora também poderá ser do tipo antígeno, além do PCR que já era aceito. A decisão foi publicada em Diário Oficial ontem (05/10).

Indo viajar? Faça a sua reserva de hospedagem clicando no banner acima e, sem pagar nada mais por isso, ajude a manter o Maior Viagem sempre te atualizando com dicas de viagens

Leia também: Regras de máscaras permitidas em voos

Desde dezembro do ano passado, o teste negativo PCR era mandatório para embarque rumo ao Brasil. Com a nova decisão, além do PCR, que deve ser feito em até no máximo 72 horas antes do embarque, passa a ser válido também o teste Antígeno, desde que feito em até 24 horas antes do embarque. Os testes devem ser feitos em laboratório reconhecido pela autoridade de saúde do país de origem

Importante ressaltar que em caso de voo com escala ou conexão, em que o passageiro permaneça na área restrita do aeroporto, os prazos do teste de Covid para retorno do Brasil continua o mesmo em caso de voo direto. Contudo, se tiver que realizar a migração para pegar o voo seguinte será necessário fazer novo teste.

Além do teste de Covid para o retorno ao Brasil, o viajante continua precisando apresentar também comprovante, impresso ou em meio eletrônico, do preenchimento da Declaração de Saúde do Viajante – DSV, em no máximo vinte quatro horas de antecedência ao embarque.

Regras para menores de 12 anos

Para menores de 12 anos as regras variam. Se a criança estiver acompanhada dos responsáveis com resultado negativo dos testes, estão isentas de apresentar o teste de Covid para retorno ao Brasil.

Se viajarem desacompanhadas, e tiverem mais de 2 anos, terão que fazer o teste nos mesmos moldes dos adultos. Menores de 2 anos, viajando com ou sem os responsáveis, não precisam fazer teste.