O que fazer quando o teste para COVID na viagem der positivo?

Com as fronteiras reabrindo, muita gente está se aventurando a viajar. Mas, como o Brasil exige teste de Covid negativo para o retorno, sempre fica a dúvida: O que fazer se o teste para Covid na viagem der positivo?

Indo viajar? Faça a sua reserva de hospedagem clicando no banner acima e, sem pagar nada mais por isso, ajude a manter o Maior Viagem sempre te atualizando com dicas de viagens

Claro que o maior problema é se a pessoa evoluir para a forma mais grave da doença, o que pode requerer até internação fora do país. Mas, com muito mais gente vacinada, o que se observa é que quando é contaminado a doença se desenvolve de forma mais branda, Mesmo assim, se o teste para a Covid na viagem der positivo o viajante terá dor de cabeça.

Viagens domésticas não causam tanta dor de cabeça

Se a viagem for doméstica (dentro do Brasil), a maioria dos transportes não exigem teste negativo para COVID. Contudo, os especialistas indicam o auto isolamento imediato até que teste negativo, para não transmitir o vírus para outras pessoas.

Sem ter qualquer tipo de imposição neste sentido, vai da consciência de cada pessoa. Mesmo que ela resolva se isolar para proteger os outros, os custos são mais baixo do que se manter fora de casa em uma viagem internacional.

Viagens internacionais são grande problema

Já se o teste para Covid na viagem der positivo no exterior o viajante enfrentará uma situação mais complicada. Apesar de alguns destinos a complicação é ser impedido de embarcar para retornar ao Brasil, em outros as autoridades podem exigir o isolamento imediato até que teste negativo, com os custos por conta do turista (vale ressaltar que alguns poucos países exigem que o isolamento seja feito em hospitais).

Além de ter que ficar mais dias, muitas vezes além do planejado em um destino internacional e em isolamento, que aumenta muito o custo da viagem; há consequências como ter que trabalhar a distância porque o período das férias acabou, entre outros.

Para não doer tanto no bolso, especialistas indicam procurar um seguro de viagem que cubra Covid. Mas é importante ficar atento ao tipo de cobertura. Se cobrirá apenas despesas médicas decorrentes da doença ou também a estadia e remarcação da viagem (que em muitos casos implicará em multa e pagamento da diferença tarifária). Outra observação importante é o tempo de cobertura que a apólice do seguro garante.

Especialistas indicam ainda que uma vez positivado o viajante refaça o teste para poder retornar ao seu país de origem do tipo PCR, que tem menos chances de dar “falso negativo”. Só com esse resultado negativado do teste para Covid na viagem é possível retornar ao Brasil.