Um tour gastronômico pelas Ilhas Cayman

Se você gosta de gastronomia e está procurando um destino no Caribe que apresente ótimas opções, comece a cogitar as Ilhas Cayman para a sua próxima viagem. Com diversos restaurantes, eventos especiais, e claro, belas praias de areia branca e águas azul-turquesa, é possível fazer um verdadeiro tour gastronômico pelas Ilhas Cayman para experimentar uma variedade de sabores, influências e ingredientes.

As Ilhas Cayman são definitivamente um lugar para explorar a versatilidade de pratos preparados com frutos do mar. A pesca é feita somente para o consumo próprio nas ilhas, o que favorece o frescor e qualidade da carne. Os mariscos por exemplo, são uns dos principais ingredientes da dieta dos caimaneses. Mas, além de de frutos do mar, também é possível experimentar carnes preparadas a maneira Cayman Style, onde os temperos são essenciais. A carne é preparada em uma panela grande, onde utiliza-se uma mistura de pimentas da estação, alho, entre outros temperos. Ela é servida geralmente desfiada e acompanhada de diversos guarnições. Outra receita local clássica é o “Jerk”, uma espécie de churrasco com frango, porco ou peixes, marinados em uma mistura especial de temperos que incluem pimentas vermelhas caribenhas. As Ilhas cultivam ainda diversos legumes e frutas que são utilizados em receitas locais, como por exemplo a naseberry, conhecida em português como “sapoti”, uma fruta de sabor doce e textura pastosa. Mangas e tamarindos existem em abundância no destino, e são utilizadas em diversos tipos de geleias, sucos, xaropes, balas, e em bolinhos de tamarindo, cuidadosamente cobertos com açúcar granulado antes de serem servidos. Entre as bebidas se detaca o Swanky, uma das bebidas tradicionais, feita com limões, laranjas nativas e açúcar mascavo. A receita pode ser simples ou complexa; em alguns restaurantes, ela conta com um toque especial, misturando-se também o típico rum das ilhas.

Uma característica importante da gastronomia local é o estilo “Farm to Table”, que traz à mesa alimentos mais frescos, diretamente do local onde são produzidos. Muitos estabelecimentos compram de produtores locais ou tem produção própria para oferecer uma grande variedade de frutas, legumes e carnes de melhor qualidade. Alguns exemplos são os restaurantes The Brasserie, Cayman Cabana e The Greenhouse, em Grand Gayan.

Existem ainda diversos eventos gastronômicos nas ilhas. Em outubro o Restaurant Month convida os visitantes a um tour gastronômico pelas Ilhas Cayman com os preços reduzidos nos restaurantes. No mesmo mês acontece o Cayman Coktail Week, que permite conhecer os principais profissionais da indústria de bebidas, fazer tours de degustação e até mesmo preparar seus próprios coquetéis. Em janeiro, o Taste of Cayman Food & Drink Festival celebra a gastronomia e bebidas com a participação de chefs e bartenders de diversos restaurantes locais e estrangeiros. Ainda em janeiro, o Cayman Cookout, festival gastronômico mais exclusivo, recebe chefs mundialmente famosos para demonstrações, degustações, tours, jantares e festas.

Já viu que motivos deliciosos não faltam para conhecer o destino. Se você se interessou em fazer um tour gastronômico pelas Ilhas Cayman, faça a sua reserva de hotel através desse link. Você não paga nada mais por isso e ainda ajuda a manter o nosso site sempre com novidades.