Tour virtual pelo Rijksmuseum com direito a conhecer projeto de restauração de Night Watch

É possível conhecer o mais famoso museu holandês sem sair de casa. Mais do que isso, é possível também ver como é o projeto de restauração de sua principal obra – Night Watch – na plataforma online do Rijksmuseum. Uma ótima maneira de conhecer mais sobre o famoso ponto turístico e cultural de Amsterdam, sem sair de casa, em tempos de quarentena.

Localizado a poucos passos do Conservatorium Hotel (clique no link para ler o review), membro da Leading Hotels of the World, que nos recebeu na última viagem à capital holandesa, o museu é um dos pontos mais visitados na cidade. Um dos motivos é justamente a famosa obra de Rembrandt, que foi originalmente uma encomenda da Corporação de Arcabuzeiros de Amsterdã para decorar o grande salão da Kloveniersdoelen, sede da companhia.

A série “Operação Night Watch” está usando diversas ferramentas e técnicas inovadoras para implementar uma grande investigação e conservação da pintura de Rembrandt, realizada em uma câmara de vidro especial, no próprio museu, sob os olhos atentos dos visitantes. Uma equipe dedicada, formada por pesquisadores, conservadores e restauradores do Rijksmuseum, está trabalhando em estreita colaboração com especialistas em cores da AkzoNobel, além de museus e universidades da Holanda e do exterior.

Além de peculiaridades já descobertas durante o processo de varredura de cada milímetro da obra com um scanner de fluorescência, quem entra no site do Rijksmuseum também pdoerá fazer um tour multimídia no museu, passando por dezoito obras-primas no Hall of Fame, percorrendo as mais recentes imagens em alta resolução e 360º. Os curadores do Rijksmuseum também estão compartilhando, de suas casas, histórias curtas sobre suas obras de arte favoritas. Os vídeos aparecem nos canais de mídia social do museu.