Tours para explorar o patrimônio histórico da Jamaica

A Jamaica tem muito a ser descoberto no que se trata de sua história e cultura. Em meio a sua natureza exuberante existem fazendas históricas que são patrimônio familiar e cultural tais quais a Devon House, Rose Hall, Greenwood e a Seville Great Houses. Além disso, existem também excursões que levam turistas a locais menos óbvios.

Em 2016, o patrimônio natural e cultural do Parque Nacional das Montanhas Azuis (Blue Mountains) e John Crow foi o primeiro local da Jamaica a obter reconhecimento da UNESCO como Patrimônio Mundial. As Montanhas Azuis oferecem aos viajantes uma experiência única, além de serem o paraíso para amantes de aventuras, em uma trilha que rende uma caminhada de 5,6 km, terminando no famoso Pico das Montanhas Azuis – o maior pico da ilha (com 2,256 metros). Holywell é a maior área de recreação dentro do Parque Nacional – e fica a apenas a uma hora de carro de New Kingston.

O tour guiado que desce as Montanhas Azuis de bicicleta dura 3 horas e opera diariamente. Os turistas vão aprender mais sobre o passado cheio de cores da Jamaica, fazendo pequenas paradas em locais históricos pelo caminho. O ponto alto deste passeio é a parada em um restaurante ao ar livre localizado a 800 metros acima do nível do mar e que serve um suntuoso brunch jamaicano com o genuíno café Blue Mountains.

Fundado em 1769, Falmouth é um porto histórico localizado entre OchoRios e Montego Bay na costa norte da Jamaica. O local é perfeito para ser explorado a pé e brinda seus visitantes com a melhor coleção de arquitetura Georgiana do Caribe. Com uma hora e meia de duração, a Caminhada Histórica por Falmouth é um tour que dá aos turistas uma idéia decomo era uma cidade da costa no século XVIII.

Cockpit Country é uma sedutora estância para amantes de aventura e um sonho para os fotógrafos. Localizado nas colinas de Trelawny, fica a menos de uma hora da costa da Jamaica. No local, mais exatamente na cidade de Accompong, ainda vivem os Marroons – descendentes dos povos africanos que resistiram àescravidão imposta pelos ingleses. O tour pelas cavernas conta com uma caminhada de médio impacto que envolve uma subida de 45 graus até a entrada da caverna.

Quem prefere saber da história pela música, a capital Kingston, reconhecida como Cidade Criativa da Música pela UNESCO, é o pólo econômico, cultural e o centro social da ilha. Turistas podem embarcar em um tour pelo Bob Marley Museum, que foi também o lar da lenda do reggae antes de sua morte, fazer o tour por Tuff Gong – o estúdio de reggae conhecido mundialmente, além de prestigiarem o Peter Tosh Museum.