Trabalho voluntário em família

Um dos principais valores reconhecidos pela sociedade é a conscientização da importância de ajudar o próximo, preservar o meio ambiente e ser mais altruísta. Em função disso, um novo conceito de intercâmbio vem se destacando: o trabalho voluntário em família.

De acordo com o gerente da CI –Intercâmbio e Viagem – da Tijuca, Felipe Duino, cada vez mais, as famílias procuram a empresa para vivenciar uma experiência inovadora como essa no exterior. “Em conjunto, pais e filhos enfrentam desafios e transformam o modo de ver o outro e o mundo, a partir do contato direto com outras realidades. O período de férias é uma excelente oportunidade para realizar esse programa”, explica.

A CI oferece programas voltados para as questões sociais e ambientais e os principais destinos para esse tipo de intercâmbio estão na África e na Ásia. “África do Sul, Índia e Tailândia são países com um custo de vida mais baixo, então, como os voluntários, geralmente, estão livres aos fins de semana, podem aproveitar para conhecer o lugar, e com a certeza de que irão se surpreender. São destinos mais exóticos, que guardam grandes belezas naturais e históricas”, destaca Felipe.

No programa de trabalho voluntário já está incluso acomodação e alimentação e o valor é a partir de 580 euros. Um dos principais custos é a passagem aérea, mas algumas companhias oferecem a chamada Passagem Aérea Humanitária, que chega a reduzir o valor da tarifa normal em até  26%. “Principalmente para a Ásia, a passagem humanitária é uma forma de não gastar muito. Destinos como Nova Delhi, na Índia, por exemplo, custa em torno de US$1.140,00”, completa o gerente.

Listamos aqui alguns dos programas e para mais informações, acesse o site.

Heart For Orphans Junior Noordhoek:  o voluntário dedicará seu tempo a uma creche informal & orfanato para crianças na Cidade do Cabo. O trabalho será ajudar os professores a organizar jogos educativos, artes e atividades de artesanato.

Hope Journey: consiste em ajudar as crianças que estão se recuperando de graves doenças num hospital na Cidade do Cabo. O voluntário irá auxiliar na manutenção do ambiente, limpeza das roupas e organização dos brinquedos. Além de dar apoio aos médicos e enfermeiros contratados, é possível ter contato com as crianças, dando muito carinho e atenção para os pequenos.

Loving Cape Town kids: consiste em duas atividades, pela manhã ajudar numa escola e num centro de recuperação a tarde.  Com essa iniciativa, a organização consegue ajudar crianças de todas as idades.

Monk Teaching Project in Thailand (Chiang Mai): o trabalho é em Centros de Educação para Monges. O voluntário vai atuar ensinando matemática, inglês, artes e habilidades sociais. Os monges têm idade entre 8 e 25 anos e diferentes níveis de escolaridade.

Elephant Village in Índia (Jaipur): neste programa, os voluntários vão cuidar e preparar comida para os elefantes. Além disso, vão ensinar crianças que nunca estiveram numa escola e capacitar as mulheres da região.