Trem é a melhor ligação entre o aeroporto de Zurique e Gstaad

Para chegar a pequena cidade de Gstaad, nos Alpes Suíços, vindo de Zurique (onde meu avião chegou) existem duas maneiras. A primeira é indo de carro, numa viagem cansativa e problemática para quem costuma enjoar com as curvas de serras. A outra, que eu recomendo, é ir de trem. Uma viagem mais confortável, com lindo visual e que você começa ainda dentro do aeroporto de Zurique.

A passagem não é barata, aliás serve de parâmetro para os gatos altos nesse país, mas o passeio vale. Por cerca de 50 euros é possível sair direto do aeroporto de trem para Gstaad, tendo que fazer uma conexão em Montreux, até chegar na estação de Gstaad. Ao longo do caminho diversas pequenas cidades também são paradas e da janela será possível ver os lindos lagos suíços, além das paisagens de tirar o fôlego das montanhas do país.

O único problema é se você tiver o “azar” de pegar dias quentes como foi meu caso. Como é raro fazer calor por lá, os trens não têm ar-condicionado. Depois de um tempo, quando o trem começa a subir as montanhas é bem tranquilo, mas na saída do aeroporto passei bastante calor a bordo do trem. Mas nada que estrague a viagem.

Depois de chegar na estação de Gstaad tudo será tranquilo. Ela fica muito bem localizada, bem no centro da cidade, e facilmente você chegará a seu hotel a pé. Caso tenha optado por algum resort um pouco mais afastado é possível pegar ônibus e taxis no local, ou utilizar o transfers que alguns desses hotéis de luxo oferecem.