Trem histórico de Canela retorna a cidade

O projeto de revitalização da Estação Férrea de Canela acaba de receber a primeira etapa. O projeto que tem como objetivo recuperar a história local e transformando a área em um novo atrativo no coração da cidade começa a mostrar as suas caras com o retorno do trem histórico de Canela.

Um ano depois de ser retirada da antiga Estação Férrea, onde ficou após ser desativada há 40 anos, a histórica locomotiva La Meuse, classe 0-6-0, fabricada na Bélgica em 1909, retorna para ‘casa’ após um grande processo de renovação. Como o trem de Canela ficou anos exposto ao tempo e sem nenhum cuidado ou manutenção, a estrutura estava muito deteriorada. Foram reconstruídas e forjadas muitas peças que não existem mais para reposição. Quem visitar a locomotiva agora vai ver detalhes que não eram mais percebidos.

A renovação do trem de Canela também é ponto de partida para um trabalho com a nova geração de canelenses sobre a origem do município e sua relação com trens e trilhos. Nos dias que antecederam o retorno da La Meuse, os alunos do pré ao quarto ano da Escola Municipal Santa Terezinha trabalham em sala de aula a história do trem na cidade e participaram de palestra com o historiador Pedro Oliveira. A atividade será continuada pela Secretaria Municipal de Educação, que vai convidar outras escolas a conhecer a locomotiva e a relação dela com Canela.

O complexo Estação Campos de Canella resgata a história da fundação da cidadee sua relação com trens e trilhos com o Memorial do Trem. Além disso, o inédito e ousado projeto contempla espaços de cultura, entretenimento e um centro de gastronomia com pubs, cervejarias, restaurantes, cave de vinhos com produtos locais, além de quiosques comerciais, propiciando espaços variados para maior permanência do residente e do turista no local.