Trindade: A capital de fé de Goiás

Ao lado de Goiânia, cerca de 30 minutos de carro, a cidade de Trindade é conhecida como a capital da fé de Goiás. É lá que fica o segundo maior santuário do país, perdendo apenas para Aparecida (SP), e que recebe ao longo do ano muitos turistas religiosos. A acanhada e simpática cidade é bem calma, mas durante a festa do Divino Pai Eterno é invadida por milhares de pessoas.

Com o fim do Ciclo do Ouro, a atividade na região de voltou para a agropecuária. Às margens do Córrego Barro-Preto, o casal Ana Rosa e Constantino Xavier encontraram um medalhão com a imagem da Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria, em 1843. A devoção do casal e seus conhecidos por aquela medalha ganhou fama e em 1848 eles começaram a construir uma capela para expor o medalhão.  Depois de alguns anos, Constantino decidiu levar a medalha até Pirenópolis para ser restaurada pelo artista Veiga Vale. Na época ele acabou fazendo uma pequena estátua de 30 centímetros, mas sem dinheiro para poder pagar por esse trabalho, Xavier deixou seu cavalo como pagamento e retornou a pé até Trindade. Foi quando surgiram as romarias de devoção a imagem que é a principal atração da Basílica da cidade.

Por isso, todo o turismo local gira entorno da fé. Até mesmo a mudança do nome da cidade para Trindade é uma homenagem a Santíssima Trindade (Pai, Filho e o Espírito Santo). O principal ponto é mesmo o Santuário Basília do Divino Pai Eterno, que é uma segunda versão – bem maior – e em breve será substituída por outra que está sendo construída para acomodar melhor os milhares de fiéis que participam da Festa do Divino Pai Eterno. Por lá, além de conhecer a Basílica é possível ver histórias de fé na Sala dos Milagres e ainda ver de perto a imagem que gera tamanha devoção.

Santuário-Basília-do-Divino-Pai-Eterno

No centro da charmosa cidade está a Igreja Matriz, que acreditem foi o primeiro santuário. Como uma estrutura bem mais simples, toda feita em madeira, essa linda igreja tem também uma réplica da imagem da Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria. Outros pontos que despertam o interesse é a Via Sacra, representada através de imagens ao longo de uma avenida, a imagem do casal que achou a medalha, que fica no ponto onde teria sido encontrada, e a Igreja do Santíssimo Redentor, que abriga os restos mortais do missionário redentorista Padre Pelágio. Logo na entrada da cidade, o Portal da Fé é outro ponto que chama a atenção, inclusive pela necessidade de se criar um sistema de escoamento da cera das velas que ali são acessas já que antigamente elas chegaram a causar acidentes na estrada de entrada na cidade.

o-que-fazer-em-Trindade-Goias

Nossa equipe a convite do Holiday Inn Goiânia e com os apoios de Avianca e AGETUL