Trujillo: herança Inca no norte do Peru

Capital da região de La Libertad, Trujillo foi berço das civilizações pré-incaicas Moche e Chimú e concentra atrativos arqueológicos, históricos, culturais e religiosos incríveis. Seu centro histórico também preserva uma herança colonial e republicana forte deixada pelos espanhóis. Conheça mais sobre essa cidade do norte do Peru.

A civilização Moche existiu entre 300 a.C. e o ano 1000 d. C., na região dos vales dos rios Moche e Chicama, na região de La Libertad. Outra cultura pré-colombiana típica da região Norte do Peru, a cultura Chimú se desenvolveu entre os séculos X e XV, no mesmo território, que hoje abriga a região de La Libertad, onde fica Trujillo.

A 8 km ao sul de Trujillo, as Huacas del Sol y de la Luna apresentam templos sobrepostos e vestígios dos deuses incas em representações policromáticas nas paredes, onde se destaca o Deus Ai-Apaec, o chamado “El Degollador”, personagem com características felinas. Já o complexo arqueológico El Brujo está localizado no Valle Chicama, a 60 km ao norte de Trujillo. É composto por três edificações que são a Huaca Prieta, Huaca Cao e Huaca Cortada.

Mas Trujillo também abriga complexos arquitetônicos da época de colônia espanhola. Um exemplo é a Plaza de Armas de Trujillo, desenhada por Martín de Estete, em cuja parte central se observa o monumento da Liberdade, uma escultura de mármore, estilo barroco, obra do alemão Edmund Müller. A Catedral da Cidade, construída na segunda metade do século XVII, abriga importantes mostras da arte do vice-reinado, como as telas “A Transverberação de Santa Teresa” e “Santo Toribio de Mogrovejo”. O Museu da Catedral conserva objetos relacionados à liturgia, esculturas e pinturas do período do vice-reinado, entre os quais destacam-se as telas “A negação de São Pedro” e “O Retrato de São João Batista”.

A cidade de Trujillo abriga em suas ruas uma série de igrejas pertencentes a diferentes congregações, entre as quais se destacam o Mosteiro el Carmen, as igrejas de Belém, San Agustín, San Francisco e Santo Domingo, que apresentam inestimáveis mostras ​​de arquitetura e arte religiosa.

Se a intenção é conhecer a cidade no mês de janeiro, aproveite uma das mais importantes festividades de La Libertad: o Festival de la Marinera, no Coliseo Gran Chimú. Faça a reserva do seu hotel em Trujillo por este link e ajude a manter o Maior Viagem atualizado com dicas como essa, sem pagar nada a mais por isso.