Turismo de aventura no arquipélago de Chiloé

O arquipélago de Chiloé, ao sul do Chile, tem se destacado entre os roteiros pelo país vizinho. Pouco sabem que o destino é um paraíso para quem gosta de aventura, seja na terra ou no mar. O hotel Tierra Chiloé oferece diversas opções para praticantes de trekking, mountain bike, cavalgadas e modalidades aquáticas, sempre com o acompanhamento de guias.

Para chegar ao arquipélago é preciso pegar um voo para Santiago e depois para Castro, de onde parte um traslado terrestre de 25 minutos em direção ao hotel. Outra opção para onde há mais frequências de voos é Puerto Montt, sendo que esta alternativa envolve um trajeto de pouco mais de três horas, parte em balsa.

Chegando no arquipélago, prepare-se para viver fortes emoções sobre duas rodas nas ilhas de Chelin e Quehui. A primeira é repleta de casas de madeira dispostas em ruas antigas, quase como uma cidade fantasma, perdida no tempo. Já a segunda conta com tranquilos canais e diversas trilhas para mountain bike em falésias, em meio a vistas encantadoras e cenários espetaculares. O barco do hotel leva os visitantes até essas ilhas. Já os fãs de esportes aquáticos podem sair de caiaque da baía onde está o Tierra Chiloé e partir em direção a pontos turísticos interessantes, como fazendas de mexilhões, encontrando no caminho com muitas aves e talvez até golfinhos.

Quem optar por caminhadas, uma das mais interessantes envolve observação de pássaros no pantanal de Pullao, em cuja margem está o hotel. Trata-se de um ecossistema que ocupa uma área de 30 mil km2 e serve como lugar de descanso para milhares de aves, como flamingos chilenos, cormorões, gaivotas e patos costeiros. Este passeio também inclui visitas a fazendas de salmão e mexilhão. Já quem gosta de cavalgar, a sugestão é o passeio até a praia Quento, passando por campos verdejantes, cidades e igrejas históricas, ou até a vila de San José, a mais próxima ao hotel, que cruza fazendas e oferece vistas ao Oceano Pacífico e à Cordilheira dos Andes.

Para aproveitar esse destino chileno ainda pouco conhecido pelos brasileiros, faça a reserva do hotel através do link desta matéria. Para registras todos esses momentos, leve seu chip internacional Mysimtravel, que você também compra online e recebe na sua casa antes de sair do Brasil. Você não paga nada mais fazendo pelos links e ajuda a manter o Maior Viagem sempre com dicas como essa.