Descobrindo o turismo no Líbano

Fora da rota turística convencional, o Líbano é um país que apresenta uma rica história cultural marcada por colunas romanas, muralhas fenícias e fortificações persas. A gastronomia também é parte fundamental no roteiro de quem pretende fazer turismo no Líbano.

O ponto de partida para conhecer o país é sua capital, Beirute. O coração da cidade abriga os grandes mercados (souks) que atraem os turistas por suas cores, sabores e odores. A reconstrução desses mercados após a guerra civil nos anos de 70 e 80, conservou monumentos e os nomes das ruas originais em um complexo de 128.000 m².

A parte moderna de Beirute está no bairro de Hamra, onde são encontrados grandes hotéis, shopping e restaurantes. Já a parte central ainda exibe sinais da guerras, mas que abriga a Grande Mesquita, que merece a visita. Originalmente uma igreja da época das Cruzadas, foi convertida em mesquita em 1291. A cultura no Líbano é muito forte e no capítulo das artes, o Museu Nacional remonta a história da região enquanto o Museu Sursock abriga peças de prataria turca, ícones religiosos e obras de arte contemporânea libanesa. Sua localização em uma vila em estilo italiano do século 19, é uma atração a parte.

A cidade também detém belezas naturais ao longo de sua faixa litorânea com rochedos que vão de encontro ao mar, na avenida Corniche. A partir de Beirute, outras cidades merecem destaque e um roteiro pelo Líbano. Entre elas destacam-se Jeita ao norte da capital, Baalbeck com seu legado fenício, Anjar e suas ruínas de maravilhas arquitetônicas da dinastia de califas, Harissa que abriga o santuário de Nossa Senhora do Líbano e Byblos, cujo porto é o grande símbolo da cidade e que no verão recebe um grande festival de música com atrações populares internacionais.