Turismo no interior de Santa Catarina

A pequena cidade de Itá, no Oeste de Santa Catarina, já foi considerada umas das 50 melhores cidades para se viver no país devido a sua tranquilidade e povo hospitaleiro. Após um passado intenso de transformação, o município atualmente se tornou um dos principais polos turísticos do interior de Santa Catarina.

Fundada por descendentes de origem ítalo-germânico, com a construção de uma usina hidrelétrica em 1978, Itá teve que ser inundada e transferida para uma área mais alta nas proximidades e a Igreja da época, assim como todas as construções, precisou ser derrubada. Porém a Matriz não foi a baixo, a máquina quebrou no momento da demolição e com isso a população, por meio de um plebiscito, decidiu manter as torres e a fachada. Com a inundação, o local se tornou um ponto turístico sobressaindo das águas e hoje também é uma lembrança para os antigos moradores (foto de capa).

O acesso a Itá pode ser feito através do Aeroporto de Chapecó, que fica a 60 km da cidade. O setor hoteleiro conta com 4 hotéis, 6 pousadas e um resort que tem mais de 100 suítes de luxo e um restaurante internacional. Na gastronomia, a cidade é marcada pelas comidas típicas da região Sul como costelão feito no fogo de chão e as geleias, com destaque para da fruta mirtilo, típica de Itá originando uma série de produtos característicos da cidade, como a cerveja de mirtilo.

A cidade atualmente conta com quatro roteiros: aventura, aquático, cultural e rural. No roteiro de aventura, o destaque fica por conta da nova tirolesa inaugurada em maio de 2017, considerada uma das mais bonitas do Brasil devido a vista privilegiada durante o percurso que tem uma distância de 1.780 metros, sendo o seu ponto mais alto com 86 metros de altura. Já o aquático tem como o destaque o próprio Rio Uruguai que possibilita uma série de atividades náuticas, entre elas um passeio de barco com o ‘Capitão Itá’ no fim da tarde apreciando o pôr do sol e o parque aquático com água mineral termal que brota do solo a uma temperatura de 35 graus. No roteiro cultural estão incluídos seis museus que mostram a história da inundação e a forte influência alemã e italiana na cultura da região, enquanto o roteiro rural possibilita a visita em uma das únicas plantações de mirtilo (blueberry) do país.

Outra atração turística é o Funicular, um sistema de transporte de passageiros ecológico composto por uma cabine que corre em trilhos tracionado por um cabo. O transporte é o primeiro de tecnologia 100% nacional e o segundo do tipo em atividade no país. O bonde liga o centro da cidade a parte baixa, próximo ao resort e parque aquático. Além de ser uma atração turística, é funcional para os moradores que precisam percorrer o trajeto e também facilita a visita dos turistas ao comércio local. Itá ainda conta com eventos de temporada como o Festival de Inverno, o Brilha Itá na época do Natal, a Páscoa Encantada e o carnaval que tem desfile com escolas de samba. Que tal descobrir esse cantinho no sul do país?