Morro Santa Marta se prepara para receber turistas olímpicos

Os turistas que estão vindo ao Rio para os Jogos Olímpicos serão bem recebidos na comunidade Santa Marta, na Zona Sul. Uma das comunidades mais famosas do Rio, e que já recebe um bom fluxo de visitantes, recebeu novo posto de informações turísticas, onde deverão passar 10 mil visitantes no período dos jogos, cinco vezes mais do que a média mensal atual.

O estande, localizado na praça Corumbá, ao pé do morro, é assinado por Valmir Azevedo, arquiteto que nasceu e cresceu na comunidade. A ideia de criar o estande partiu dos próprios guias da comunidade, que além de se movimentarem para que a ideia saísse do papel, colocaram até a mão na massa. Para o secretário de Estado de Turismo, Nilo Sergio Felix, uma mostra do profissionalismo dos guias locais: “Um posto de informações garante ao visitante a segurança que ele precisa para consumir o produto turístico oferecido. Acompanhamos o grupo de guias do Santa Marta há anos. São fundamentais para a manutenção da região como um potencial ponto turístico da cidade, também conhecido pela estátua em homenagem ao cantor americano, Michael Jackson, parada certa de quem visita o morro”.

Para comemorar a novidade, no próximo dia 15 de maio, às 10h, será realizada a quinta edição do #VisiteSantaMarta, uma ação que também visa estimular a atividade turística na região. Desde a primeira edição, realizada em julho de 2014, mais de 500 pessoas já participaram do tour guiado pelos profissionais de turismo que moram e trabalham na comunidade. As inscrições devem ser feitas pelo site oficial.