Turismo responsável na República Dominicana

A República Dominicana aposta no turismo responsável, uma tendência que ganha cada vez mais força em todo o mundo. Com 128 áreas protegidas – incluindo 15 reservas naturais, 31 parques nacionais e 31 monumentos nacionais – este tipo de turismo permite ao visitante desfrutar da beleza das paisagens do país compartilhando vivências e atividades cotidianas dos nativos.

Jarabacoa, localizada no centro montanhoso da República Dominicana, é reconhecida como “o berço do ecoturismo”. A região oferece passeio pelas plantações sustentáveis de café entrando em contato com comunidades locais, uma rota para chegar ao famoso Pico Duarte, e até rafting no rio Baiguate entre outras atividades aventureiras como ciclismo de montanha e canionismo. Nos arredores do rio Yaque do Norte há acomodações ecossustentáveis que produzem eletricidade com o uso da água do rio, fazem seu próprio tratamento de águas e oferecem refeições elaboradas com carnes e vegetais que os habitantes da região produzem organicamente.

Santo Domingo, a capital do país, é uma cidade que oferece uma verdadeira experiência cultural e imersão nas tradições e valores dominicanos, na gastronomia e nas danças, principalmente na Ciudad Colonial, onde festivais de música e espetáculos populares, restaurantes, museus e a arquitetura revelam o DNA do povo dominicano. Importante aproveitar o Santo Domingo de Fiesta, que acontece todas as sextas-feiras e sábados, na Plaza España, onde diferentes artistas mostram as danças e músicas da República Dominicana. Já aos domingos, nas Ruinas de San Francisco, acontece um animado espetáculo celebrando os ritmos típicos dominicanos: merengue, bachata e son.

As províncias de Barahona (foto de capa), Pedernales, Independencia e Bahoruco contam com uma grande biodiversidade e áreas protegidas de todo tipo. O Parque Nacional Sierra de Bahoruco é um paraíso para desfrutar da natureza, assim como o imenso Lago Enriquillo, compartilhado entre as províncias de Independencia e Bahoruco. Um dos passeios imperdíveis é andar de bote no lago cercado por montanhas até chegar a Isla Cabritos, onde habitam crocodilos, iguanas e flamingos. As paisagens e bosques de Barahona são ideais para realizar observação de aves.

Em Punta Cana, o turismo sustentável também ganha força com alternativas como o Parque y Reserva Ecológica de los Ojos Indígenas, uma reserva florestal com 12 lagoas de água cristalina e projetos de agricultura sustentável. Faça a sua reserva de hotéis e compre o seu chip internacional para registrar todos os momentos que você irá presenciar no Festival. Ao fazer através dos links dessa matéria, você ajuda a manter o Maior Viagem sempre atualizado, sem pagar nada mais por isso.