Turismo voluntário em Aruba

A felicidade tem muitos contornos na nossa mente. Pode ser contemplar uma praia paradisíaca, desbravar trilhas intocadas ou se conectar com novas pessoas e experiências. O turismo voluntário tem agregado cada vez mais adeptos, que experiências enriquecedoras de voluntariado durante as férias, permitindo conhecer por dentro uma comunidade local e ainda ter uma sensação de propósito mesclado com alegria.

A ilha de Aruba, no Caribe, recebe volunturistas de braços abertos e eles próprios se dedicam a ações comunitárias, já que o espírito de interajuda por lá é bastante forte. Seja para viver momentos significativos em família ou fazer novos amigos em um cenário inesquecível, propomos algumas iniciativas que você pode escolher conforme suas preferências.

A maior iniciativa voluntária da ilha é o projeto Aruba Reef Care, evento anual que acontece em setembro. Iniciado em 1994, conta hoje com cerca de 1000 participantes, tanto turistas como locais, que vasculham as praias e pontos de mergulho recolhendo resíduos em um esforço de limpeza para preservar as águas cristalinas e as areias brancas. Este ano, o evento será no dia 25 de setembro.

A Fundação Turtugaruba foi fundada em 2003 e tem como objetivo proteger quatro espécies de tartarugas marinhas que nidificam nas margens de Aruba. Estes animais sempre retornam às praias de origem para colocar os ovos, e os voluntários da fundação patrulham essas áreas para protegê-los, sobretudo nas praias de Eagle Beach e Boca Grandi e também no Parque Nacional de Arikok.

O Dia Nacional de Limpeza da Costa é um evento anual, cuja 14a edição será realizada no dia 5 de novembro. Por duas horas e meia (8h às 10h30), toda a costa de Aruba se enche de moradores e visitantes que trabalham em conjunto para fazer uma grande limpeza. Patrocinados pela Associação de Hotéis e Turismo de Aruba (AHATA), os voluntários usam luvas e sacolas para recolher os dejetos.

Para os amantes de animais, a missão do Abrigo de Animais de Aruba é melhorar a vida de cães e gatos da ilha. Isso é feito através de doações e do trabalho de voluntários, tanto de quem se dedica há vários anos, como jovens que aproveitam as férias para fazer a diferença. Outro local que se dedica aos animais, dessa vez os burros, é o Santuário de Burros de Aruba. Escondido em uma região de casas típicas de Aruba, as chamadas cunucu, o local é uma fundação que vive de doações e do trabalho de voluntários que protegem estes dóceis animais. Os burros foram trazidos para Aruba há 500 anos pelos espanhóis, que os utilizavam para carga. Hoje, cerca de 200 burros vivem em Aruba e metade deles residem no santuário. Além de resgatar e cuidar, o santuário serve para educar o público sobre estes animais.

A Ilha Feliz proporciona além de um ambiente paradisíaco, um lado social interessante para quem procura esse tipo de turismo.