União Europeia aprova permissão de trabalho para estudantes internacionais

O Parlamento Europeu aprovou uma recente diretriz quanto aos vistos de estudos, o qual passa a determinar direitos de trabalho e permite que os estudantes internacionais e pesquisadores possam se movimentar pela União Europeia com maior facilidade. O objetivo é torna-los um destino mais atrativo para o estudo. Conversamos com nossos parceiros da Visa Factory que nos explicou as principais mudanças.

As novas regras permitem que estudantes e pesquisadores não-europeus tenham o direito de trabalhar por no mínimo 15h por semana dentro dos estados membros da União Europeia. Além de 9 meses após completarem seus estudos ou pesquisas, com a intenção de que tenham a oportunidade de procurar por emprego ou que possam abrir seus próprios negócios na UE. Além disso, estudantes e pesquisadores que queiram estudar curtos períodos em programas de intercâmbio dentro dos estados membros, não precisarão mais aplicar por um novo visto a cada destino. Será exigido apenas que notifiquem o estado para o qual estão se mudando. Ainda, pesquisadores terão o direito de levar membros de sua família, que também receberão a permissão de trabalho.

Entretanto, o Reino Unido, Irlanda e Dinamarca optaram por ficar fora desta nova diretiva, o que significa que, para estes países, as novas regras não se aplicarão (vale ressaltar, entretanto, que a Irlanda é um dos poucos destinos de intercâmbio que o estudante ainda pode trabalhar legalmente). Os estados membros que aceitaram as mudanças terão um prazo de até dois anos para se adaptar.

Para quem quiser tirar visto de estudante para a Europa ou qualquer outro destino do mundo, a Visa Factory oferece desconto para nossos parceiros. Para isso, basta solicitar um orçamento através do e-mail maiorviagem@visafactory.com.br.