Usando o Airbnb para hospedagem

Confesso que cada vez mais tenho me preocupado com o quesito “onde ficar” em minhas viagens. Acho que com o passar dos anos, e das experiências acumuladas em tantas viagens, cada vez mais me preocupo com conforto na hora de escolher a hospedagem, por isso mesmo costumo optar por hotéis bem localizados, com valor um pouco maior que a média. Mas nem sempre isso é possível, e às vezes optar por uma hospedagem mais barata ajuda a fazer determinada viagem. Por isso, na ida a Croácia acabei optando em experimentar o Airbnb e dou algumas dicas que julgo importantes.

Primeiro, em uma viagem como a minha, em que éramos quatro pessoas, optar pelo Airbnb acaba se tornando ainda mais econômico do que ficar em dois quartos de hotel. Porém, é importante para manter o conforto pensar em alugar casas que tenham mais de um quarto, garantindo assim uma privacidade maior e conforto durante a hospedagem. Outro ponto importante é a quantidade de banheiros, já que quanto mais gente para se arrumar, mais tempo de demora e consequentemente menos tempo aproveitando a viagem em si.

Também é preciso ficar atento a como você irá se locomover no destino. Se estiver com carro alugado é bom verificar antes a facilidade de estacionamento no local ou próximo e o valor médio gasto. Se estiver viajando sem carro, lembre-se de observar a localização da estadia, bem como a oferta de transporte público próximo. Mesmo que opte em fazer as refeições na rua, inclusive o café da manhã, vale dar uma olhada na cozinha, afinal provavelmente você irá utilizar nem que seja para guardar lanches rápidos.

Pensando bem no estilo de viagem que você está fazendo e observando essas informações ao procurar a acomodação, outro fator importante é olhar as fotos disponibilizadas no site. Mas faça isso de forma bastante crítica, uma vez que as mesmas são colocadas lá pelos locatários e podem não ser atuais, ou até mesmo ocultar alguns pontos negativos. Por isso mesmo, fique bem atento aos comentários sobre a hospedagem, principalmente os mais recentes, que te ajudarão a ter uma boa ideia do que encontrar por lá. Claro, não esqueça de deixar seu comentário na volta, apontando os pontos positivos e negativos, para ajudar os próximos hóspedes.

Outro fator que ajuda muito na hora da escolha são os filtros que o Airbnb disponibiliza. Através deles é possível selecionar o tipo de acomodação (casa/apartamento inteiro, quarto inteiro ou quarto compartilhado), faixa de preço, número de quartos, de banheiros e de cama, comodidades, tipo do imóvel e até mesmo o idioma que o anfitrião fala.

Aliás esse é um fator importante. O anfitrião primeiro pode optar pela reserva instantânea ou por analisar o perfil do visitante antes de fechar a transação. Ele será o responsável por te receber e muitas vezes se torna um grande auxílio durante a viagem, já que muitos são prestativos e estão dispostos a ajudar o visitante.

De uma forma geral a plataforma é bem segura, mas lembre-se que está lidando com estranhos e por mais que o Airbnb ofereça uma mínima garantia não é igual a um hotel. A plataforma pode ajudar muito, principalmente na questão custo x benefício, mas lembre-se que não terá as comodidades de ficar hospedado em um hotel também. Porém, trata-se de uma opção boa de onde ficar pelo mundo e à medida que o usuário usa com maior frequência consegue perceber detalhes que o ajudarão na próxima escolha.