Entrando no Vale da Lua no Atacama

Um dos pontos mais visitados do Atacama, o Vale da Lua é considerado por muitos o melhor lugar para apreciar o pôr do sol na região. O Maior Viagem já tinha visitado o local anteriormente (clique no link para ler a matéria), mas recentemente voltamos ao Vale da Lua com a experiência de trekking que é oferecida pelo Explora Atacama, hotel que nos recebeu nos primeiros dias da viagem.

O grande diferencial do passeio do Explora para o que é oferecido pela maioria das agências é o trajeto, já que o que fizemos estava até pouco tempo interditado. Segundo pesquisamos, apenas o Explora oferece esse passeio mais completo onde é feito um trekking pelo Vale da Lua, terminando com o pôr do sol. Diferente da maioria dos passeios, que chegam por baixo e fazem a subida para ver o sunset, esse oferecido pelo hotel começa no alto, de onde se anda pela borda dos penhascos do Vale da Lua, desde uma duna e depois caminha literalmente no meio do vale. Uma experiência única que permite conhecer pontos poucos explorados em uma paisagem linda que mistura a cor do deserto com o branco cristalino do sal, que até parece neve. De origem vulcânica, o Vale da Lua recebe esse nome por ter sua paisagem parecida com a superfície lunar. Por isso mesmo renderá lindas fotos para postar nas redes sociais (compre seu chip internacional antes de viajar).

vale-da-lua-atacama-1

O primeiro momento é para entender melhor a geografia do local e suas histórias, através das explicações do guia do Explora Travel. Depois uma caminhada na parte mais alta do Vale dá uma boa noção da imensidão e beleza do local. A descida na duna é uma parte divertida e embora seja alto é bem tranquila de ser feita. Depois começa a caminha pelo vale em si de onde podemos conhecer grutas e andar no meio dos enormes paredões de terra e sal. Um momento curioso é aproveitar o silêncio do local para escutar o som do sal. Isso mesmo, é possível escutar o barulho da dilatação e contração do terreno. Uma sensação estranha, mas espetacular.

Um dos pontos mais procurados pelos turistas, a Pedra do Coyote agora está fechada e não se pode mais tirar a clássica foto com o Vale da Lua ao fundo, por questões de segurança. Mas a vista lá de cima, de onde começou o nosso passeio continua espetacular e você conseguira ainda assim fazer registros lindos. Mas a melhor hora mesmo para fazer fotos é no final do passeio, quando aproveitamos o lanche oferecido pelo Explora Atacama assistindo a um belíssimo pôr do sol.

vale-da-lua-atacama-2

Como em todas as experiências oferecidas pelo hotel, essa alia conforto com uma exploração incrível. Os guias são ótimos e os lanches oferecidos um mimo a mais para quem está hospedado no hotel. A única parte que acredito poderia ser melhor é o tempo que ficamos assistindo ao sunset que acabou sendo um pouco curto. Seria melhor se o passeio oferecesse um tempo maior ali contemplando a paisagem e acompanhando o entardecer até a noite cair no Vale da Lua.

Para quem for fazer esse passeio é preciso ficar atento e estar com uma roupa e calçado confortável, além de levar um casaco leve se estiver no inverno. As áreas com sombra e o entardecer são mais frios. Cheguei a levar o casaco mais forte que ganhamos da Loja Benevento, mas não foi necessário e a guia aconselhou de forma correta que deixássemos na van. Além disso, vale lembrar que o sol é forte e por isso o uso de protetor solar é importante, bem como óculos escuro. Usei o Ray-Ban Chromance que se adapta bem a luminosidade, sem deixar de ressaltar a beleza das cores e contrastes da paisagem.