Uma viagem gourmet pela Niterói de Oscar Niemeyer

Separada do Rio de Janeiro por uma ponte sobre a Baía de Guanabara, Niterói apresenta tesouros culturais e gastronômicos. A cidade é conhecida por abrigar o 2º maior acervo do arquiteto Oscar Niemeyer e no caminho do renomado arquiteto estão ótimas opções de restaurantes, tornando essa uma verdadeira viagem gourmet por Niterói.

Folha em branco para Oscar Niemeyer, Niterói é o segundo maior acervo do grande expoente da arquitetura moderna. O “Caminho Niemeyer” é um conjunto de obras do artista ao longo da orla da Baía, formado pelo Teatro Popular, a Fundação Oscar Niemeyer, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e a Estação Hidroviária de Charitas. Ao redor deste patrimônio de formas suntuosas podemos destacar um excelente caminho gourmet.

A primeira parada é no Centro da cidade, na Ponta d’Areia, no tradicional restaurante português Gruta de Santo Antônio (clique para ler sobre nossa experiência no restaurante). Nas dicas do chef Alexandre Henriques, o bolinho de bacalhau com queijo serra da estrela de entrada e para o prato principal, o delicioso bacalhau a lagareiro. A sobremesa fica com o clássico pastel de nata, que tem a versão recheada com creme de avelã.

Localizado um pouco depois do mais importante símbolo da cidade, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) está o H Niterói Hotel (clique para ler nosso review). Com uma vista incrível, o hotel quatro estrelas possui 264 suítes divididas em seis categorias. No Terraço H são realizados eventos para os apaixonados por samba, jazz ou sertanejo. Aos sábados, é possível saborear uma deliciosa feijoada no restaurante Don Juan Contemporâneo, aberto ao público.

No bairro de Icaraí, há o premiado restaurante japonês Gendai Premium, onde pedida é o tradicional “festival”, um open food com mais de 100 pratos por um preço fixo. Voltando para a orla, já na Praia de São Francisco, encontra-se a Família Paludo, único da cidade a possuir a parrilla, churrasqueira comumente encontrada na Argentina e no Uruguai. O menu tem uma seleção de carnes nobres e uma vasta carta de vinhos e cervejas para harmonizações.

O Caminho Niemeyer termina na Estação Hidroviária de Charitas, onde foi construído o renomado Restaurante Olimpo. Sob o comando do chef Daniel Hollanda, a casa é especializada em pescados e frutos do mar, com destaque para o camarão ao prosecco (camarões V.G salteados em azeite e prosecco ao molho cremoso com champignon e noisettes de maçã), acompanhado de arroz com passas. Essa viagem gourmet pode ser conciliada com um roteiro pelas famosas praias da cidade, como Praia de Camboinhas, de Piratininga, Praia do Sossego e Praia de Itacoatiara.