Vida Rica: Uma joia da gastronomia contemporânea com toques da culinária cantonesa

Um ambiente ímpar, clássico e intimista, com luzes de vela e decoração impecável que mescla a tradição com a modernidade; além de uma vista deslumbrante através das grandes janelas que circundam todo o restaurante são apenas o avant-première de uma experiência gastronômica excepcional que espera hóspedes e visitantes no Vida Rica, o restaurante do Mandarin Oriental Macau. Em nossa visita a ex-colônia portuguesa ficamos hospedados a convite da rede Mandarin Oriental no hotel e tivemos a experiência de um jantar exclusivo, com menu completo, para conhecer as delícias preparadas pelo chef Wong.

dsc07571Uma experiência must go para todos que passam por Macau, já que une o melhor da culinária contemporânea com toques da cozinha cantonesa, região da China onde fica o destino, que mistura a culinária oriental com a influência da colonização portuguesa. Tudo isso servido em um ambiente especial, atendimento impecável e alta gastronomia daquelas que te faz ter a certeza de que a refeição será uma das melhores em sua viagem ao continente asiático. Foi isso que pudemos conhecer e que mostro um pouco nesse post. Apesar de convidados, a certeza de que o jantar no local é tão especial que eu colocaria o Vida Rica como uma dica imperdível e uma experiência que todo viajante deveria se dar de presente ao visitar Macau.

Nosso meu proposto pelo hotel se iniciou com o Sturia Caviar, seguido de tartar de atum de barbatana azul com molho de combava (uma fruta cítrica típica da região) com soja, perila roxa e esferas de wasabi que ao estourar na boca provocam uma experiência degustativa única (é preciso experimentar já que é quase impossível descrever a sensação do apimentado do wasabi sendo degustado de uma maneira diferente, mais leve e saborosa). Se o inicio do jantar já nos mostrava a excelência na apresentação dos pratos e o cuidado em receitas com ingredientes clássicos apresentados de maneira singular e com sabor excepcional, a sequência com uma Clam Chowder (sopa de amêijoas – espécie de moluscos – feita com cebolinha) divina que veio acompanhada de uma Ostra Rockfeller (ostra em meia concha gratinada com um rico molho de manteiga e ervas verdes) igualmente esplendorosa fez da parte inicial do menu um momento único de experimentar diferentes texturas e sabores.

vida-rica-restaurante-entradas

O prato principal foi um clássico da culinária japonesa: suculento Wagyu Striploin, servido com alho-porro fresco, cogumelos Girolle e molho de trufas negras. O ponto da carne estava perfeito e a maciez já famosa da Wagyu foi brindada com a suavidade do molho e do acompanhamento, para não tirar o paladar delicioso dessa iguaria japonesa. Finalizando, a mousse de maça verde servida com pedaços de abacaxi, sorbet de coentro e geleia de abacaxi deu um toque refrescante na sobremesa. Além é claro dos deliciosos e lindos petit fours servidos com o café ou chá. Todo menu acompanhado da excelente carta de vinhos do local.

vida-rica-restaurante-principal-e-sobremesa

Se nosso menu foi espetacular, ao observar o cardápio da casa pude destacar ainda que a quantidade e variedade das opções é impressionante. Das entradas, passando pelos tapas, as variadas sopas, os pratos de peixes e frutos do mar ou de carne e até mesmo opções vegetarianas tudo tem um toque especial feito pelo chef do restaurante Vida Rica. Há ainda um espaço em destaque para as delícias da culinária cantonesa no cardápio, com deliciosos Dim Sum reservados apenas para a hora do almoço. Confesso que como apreciador de Dim Sum a ideia de um almoço no restaurante me pareceu tentadora, mas o clima do jantar é tão especial que fico na dúvida em qual o melhor horário escolher para conhecer o Vida Rica.