Vinícola Santa Cruz une enoturismo e história em um só lugar

Como já falei anteriormente o Vale do Colchagua é um oásis para quem curte o enoturismo. Conhecer as características de cada vinícola é fundamental para escolher quais visitar. Em comum é o tour de produção acompanhando de degustação de vinhos, mas cada um tem sua característica particular. O grande destaque da Vinícola Santa Cruz é o complexo turístico que ela apresenta. Já que além de conhecer a produção e degustar vinhos, é possível conhecer mais sobre a história da região e do Chile e muito mais.

O complexo da Vinícola Santa Cruz pertence ao mesmo grupo do Hotel Santa Cruz, que nos recebeu enquanto estivemos no Vale do Colchagua. Localizado em Lolol, a 20km do Centro de Santa Cruz, para chegar a vinícola a melhor opção é carro, embora existam ônibus que levem. Para isso é importante estar conectado a um gps para chegar até o local. Usamos a conexão do Mysimtravel em nosso celular para isso. É tranquilo chegar até o local e há bastante vaga para os carros. Ir de carro ajudar inclusive caso você tenha interesse em visitar o Museu do Automóvel e Museu do Artesanato, também do mesmo grupo e que ficam na mesma província.

Com tantas atrações juntas, a Vinícola Santa Cruz oferece diferentes tipos de passeios. Vale ver todas as opções e escolher a que mais se adequa a seu perfil. Mas, além de degustar os vinhos e aprender sobre a produção, vale a pena conhecer também Cerro Chamán, certamente um diferencial desse passeio. Para chegar até ele você pega um teleférico que já é parte de destaque da visita, afinal a linda vista dos vinhedos do enquanto sobe é impressionante. Lá em cima, além de avistar toda a região, você poderá conhecer mais sobre os povos nativos do Chile em pequenos museus e réplicas de casas dos Mapuche, Aymara e Rapa Nui. Além disso poderá conhecer a linda Porta do Sol e também réplica dos Moais da Ilha de Páscoa. É nesse morro também que fica o observatório onde acontece a noite o tour astronômico.

vinicola-santa-cruz-fotos

Essa parte do passeio é interessante inclusive para entender porque alguns vinhos produzidos pela Vinícola Santa Cruz têm determinados nomes. Essa parte será explicada no tour pela produção de vinho e na degustação. De todos os tours de produção que fizemos esse foi o mais explicativo em relação a toda a fase de produção do vinho, incluindo detalhes curiosos. Depois de acompanhar toda a produção passo a passo, desde quando as uvas chegam da colheita (lembrando que é explicado como ela é feita também), passando por todos os processos até o vinho ser colocado nos barris. É nessa hora que partimos para a adega da vinícola para a degustação. Além de provar alguns dos vinhos locais, é possível entender um pouco mais sobre os diferentes tipos de vinho e até mesmo porque um vinho é mais caro que os outros. Bem elucidativo e um convite a, assim como nós, depois passar na loja da Vinícola Santa Cruz e garantir algumas garrafas para trazer ao Brasil.

degustacao-de-vinho-chile

Existe ainda o café e restaurante para quem decidir almoçar por lá. Nós fizemos o tour pela manhã e decidimos seguir para a vinícola seguinte onde continuamos conhecendo um pouco mais sobre essa encantadora região do Vale do Colchagua.

Leia também:

Conhecendo a vinícola Viu Manent

Vinícola, Vale do Colchagua, Vinícola Santa Cruz, Viña Santa Cruz. Santa Cruz, Chile, vinícolas, vinícola no Chile, vinícolas no Chile