Duas vinícolas imperdíveis no Barossa Valley na Austrália

Dando prosseguimento às matérias sobre Enoturismo, a Austrália é lar de alguns dos mais vinhos mais antigos do mundo, remontando a 1850. As melhores vinícolas da Austrália formam uma coleção de vinícolas premiadas, oferecendo diversas experiências que vão além da porta das adegas. Duas delas estão na Austrália do Sul, mais especificamente no Barossa Valley.

Talvez uma das mais famosas vinícolas australianas para os brasileiros seja a Jacob’s Creek, cujos vinhos podem ser encontrados nas principais adegas e restaurantes do Brasil. A vinícola está situada na mais famosa região vinícola da Austrália, o Barossa Valley, na Austrália do Sul. Jacob’s Creek foi o primeiro vinhedo comercial de Barossa Valley e recebe seu nome do rio que corre onde ele estava originalmente localizado. Hoje, a vinícola produz as variedades Shiraz, Sauvignon, Semillon, Riesling, Cabernet Merlot e Chardonnay.

O centro de visitantes de Jacob’s Creek foi reconhecido como o principal local de enoturismo na Austrália e entrou no Hall da Fama do turismo na Austrália do Sul em 2010, ganhando o título de Melhor atração turística principal por 3 anos consecutivos. Nele é possível ter uma experiência de turismo culinário memorável, com uma tentadora combinação de comidas e vinhos, além de vastas vistas de vinhedos e montanhas. A magnífica construção apresenta um design ambiental de referência baseado nos princípios de sustentabilidade, reciclagem e conservação de energia.

O visitante pode aproveitar um relaxante almoço que harmoniza a comida com o vinho no premiado Jacob’s Restaurant; saborear uma taça de vinho no deck com vista panorâmica dos vinhedos e de Barossa Range; aprender mais sobre o cultivo de parreiras e sobre a fabricação de vinhos em um passeio no vinhedo; e ainda participar de uma aula de culinária ou um piquenique às margens de Jacob’s Creek. Por conta de todas essas experiências, a vinícola conquistou os prêmios de Melhor restaurante turístico e Melhor vinícola turística da Austrália, em 2011.

Com um legado que vem desde 1851, a Seppeltsfield Winery é uma propriedade vinícola emblemática da Austrália. A restauração da vinícola e da vila é fiel à visão de seus fundadores, Joseph e Benno Seppelt, seu filho. A histórica Gravity Flow Winery, fundada em 1888, construída na encosta de uma série de platôs, está de volta à ativa. A vinícola é especializada nas variedades Cabernet Sauvignon, Grenache, Shiraz, Touriga, Sangiovese, Nero Davalo e Palomino.

Seppeltsfield é a única vinícola do mundo a lançar anualmente um vinho de 100 anos. Ela é famosa por sua Centennial Collection – uma linhagem contínua iniciada em 1878 e que segue até os dias de hoje. No Passeio centenário por Seppeltsfield, é possível visitar sua adega centenária e degustar um fulvo porto feito no ano do seu nascimento diretamente do barril. Prove os finos vinhos tintos de Gravity Flow Winery e o famoso porto de 100 anos. A visita ainda inclui entrar na tanoaria onde os barris são feitos, explorar os jardins históricos ou provar uma cerveja ao estilo alemão no tradicional quiosque da área de piquenique.

Leia Mais:

As principais vinícolas no Oeste australiano

Experiências de enoturismo em Barcelona

Um roteiro de enoturismo na África do Sul

As principais bodegas para enoturismo no Uruguai

Enoturismo em Curitiba

Um roteiro de enoturismo pelo Alentejo