Conhecendo as vinícolas do Alentejo

Já falamos aqui que Portugal está se destacando no enoturismo, com atrações do Douro ao Alentejo. Com seus cenários pitorescos e campos dourados, a região do Alentejo reúne os mais premiados rótulos, além de uma vasta oferta de vinícolas por todo o seu território. Mas os excelente vinhos são apenas um motivo para você escolher as vinícolas do Alentejo como seu próximo destino.

Em cada canto do Alentejo há uma vinícola a ser descoberta. Em sua maioria elas estão mais afastadas das grandes cidades e impressionam por seus campos de vinhas e outros tipos de vegetação que fazem de sua paisagem única. Um verdadeiro deleite para a visão do viajante que achava que apenas o paladar seria brindado com este passeio. Nelas você terá a oportunidade única ver os variados processos da fabricação do vinho. Há vinícolas com produção em grande escala e outras que prezam pela simplicidade de uma técnica centenária e muito mais lenta. Para o estágio de armazenamento, há métodos distintos também: o mais comum é usar barris de carvalho francês. Porém, algumas fazem a fermentação em depósitos de inox, o que dá um sabor diferente à bebida.

Além das visitas guiadas às caves e adegas, são inúmeras as atividades para se fazer nas vinícolas. Na Quinta do Quetzal, nos arredores de Beja, os visitantes são brindados com exposições de arte contemporânea. Já a Adega Mayor, em Campo Maior, proporciona passeios de balão de ar quente e piqueniques. Em meados de setembro, os visitantes podem colocar a mão na massa e participar das vindimas, o período de colheita, e da pisa das uvas. A gastronomia é outro atrativo. A Herdade da Malhadinha Nova, em Albernoa, conta com um restaurante com pratos sofisticados, todos inspirados na culinária local. A Adega Cartuxa, em Évora, famosa devido ao conceituado Pêra-Manca, tem um cardápio perfeito para acompanhar a degustação.

Uma viagem para as vinícolas do Alentejo é a maneira perfeita de descobrir esta região portuguesa fascinante, degustar os excelentes vinhos e gastronomia local; e ainda aprender mais sobre a produção da bebida. Não esqueça de fazer a sua reserva de hotel através deste link, assim você comparar os preços e ainda ajuda a manter o Maior Viagem sempre atualizado. Para registrar tudo da viagem nas redes sociais, não deixe de comprar também seu chip internacional.