Vinícolas na Inglaterra que merecem ser visitadas

Ao longo dos últimos cinco anos, a indústria do vinho britânico cresceu rapidamente e recebeu aclamação mundial, graças sobretudo às descobertas de especialistas nas vinícolas na Inglaterra. O solo calcário e o clima frio do sudeste inglês, região onde fica Kent, considerado o “jardim da Inglaterra”, abriga várias vinícolas que produzem o espumante inglês, rivalizando com a famosa região de Champagne, na França.

As opções de vinícolas na Inglaterra tem espaço para pequenas propriedades, como West Fisher, em Chelsham, que produz menos dez mil garrafas por ano. Seu fundador, Simon Fisher, é um ex-arquiteto apaixonado por produção de vinhos desde a infância, quando via a mãe fazendo a bebida em casa. Por isso, mesmo pequena, a propriedade tem seu charme e se apresenta como ótima opção para quem busca conhecer uma vinícola com alma familiar.

O vinho escolhido para ser servido nos Jubileus de Prata e Ouro da Rainha Elizabeth II foi produzido em Nyetimber. Essa vinícola é histórica para os ingleses, com registro da primeira produção de vinho no Domesday Book de 1086. Além disso, o selo real chama a atenção dos turistas que querem ter a chance de conhecer de perto um produto aprovado pela realeza britânica. Mas atenção, a vinícola abre para visitação apenas alguns dias por ano e as entradas se esgotam rapidamente.

Por falar em história, a Biddenden Vineyards é a mais antiga vinícola comercial do país. Fundada em 1969 pela Senhora Barnes, a produção até hoje está nas mãos de seus descendentes. A vinícola produz vinhos tinto, rosé, branco e espumante a partir de 11 tipos de uvas diferentes e tem uma linha tradicional de cidras. Eles também fazem um delicioso suco feito com as renomadas maçãs de Kent. Aberto para visitas guiadas e degustações de cortesia, a vinícola oferece também visitas guiadas em dias selecionados.

Que tal apreciar uma taça de espumante acompanhado do clássico prato britânico Fish and Chips? A Rathfinny Wines, propriedade de 240 hectares fica pertinho do mar. Além do passeio pela propriedade e pelas rotas do vinho, você pode tomar sua taça da safra mais nova, de 2018 ou do primeiro vintage Sussex Sparkling na Tasting Room. Pode também reservar uma noite para se hospedar no charmoso Flint Barns, que fica dentro do belo vale conhecido como Cradle Valley, dentro da propriedade.

Já para quem quer aproveitar uma ida a Londres para curtir uma das vinícolas na Inglaterra, é só pegar o metrô e fazer um tour no primeiro vinhedo de Londres. Escondido nas vielas de Fulham, no sudoeste de Londres, os 90 barris de carvalho da London Cru fazem mágica ao envelhecer vinhos de qualidade de pequenos lotes de uvas selecionados em vinhedos europeus.

Seja qual for a sua escolha de visita as vinícolas britânicas, faça a sua reserva de hotel através desse link. Você não paga nada mais por isso e ajuda a manter o Maior Viagem sempre com dicas interessantes de enoturismo.

Leia também:

As principais vinícolas italianas para enoturismo

Experiências de enoturismo em Barcelona

Enoturismo em Portugal: do Douro ao Alentejo

Um roteiro por 15 vinícolas de Napa Valley

Enoturismo de luxo pela África do Sul

Melhores regiões para enoturismo no Chile

As principais bodegas para enoturismo no Uruguai

Um roteiro de volta ao mundo para conhecer vinícolas