Roteiro pelas vinícolas do Vale do Colchagua

Há cerca de duas horas de carro da capital Santiago, o Vale do Colchagua é uma das regiões vinícolas mais famosas do Chile. Com diversas vinícolas o local merece ser visitado com calma, até para você poder participar de todas as experiências que essa região oferece. A bucólica Santa Cruz é a cidade mais importante, e comumente usada como base. Ela também tem atrativos interessantes, mas os destaques são mesmo as vinícolas com seus tours guiados, degustações e excelentes restaurantes. Com tantas opções, vale dar uma olhada nesta lista que preparamos com as vinícolas do Vale do Colchagua.

Uma das mais emblemáticas é a Viña Santa Cruz (clique no link para ler a nossa matéria). O dono é um dos maiores investidores do turismo local e por isso a vinícola oferece muito além de atrações relacionadas ao vinho, como museus, teleférico e até um observatório. Apesar de um pouco mais afastada do centro de Santa Cruz, vale a visita já que é de todas a que apresenta as atrações mais diferentes. Outra que visitamos foi a Viu Manent (clique no link para ler a nossa matéria). O destaque são seus lindos jardins em meio aos vinhedos, contrastando com o estilo colonial da fazenda, e o delicioso restaurante de vidro que permite almoçar com uma vista única. Há também a chance única de fazer aulas de equitação no local. Oura vinícola que merece destaque pelo seu belíssimo e excelente restaurante é a Montes. Fomos apenas almoçar no local e conhecer a loja, mas a estrutura nos chamou a atenção. Além disso, essa vinícola é famosa por ter sido a primeira a investir nos vinhos premium na região. Até hoje é bastante conhecida por esses tipos de vinho.

Em minha pesquisa para a viagem outra que chamou bastante a atenção foi a Clos Apalta. Considerada também uma das mais famosas da região é apontada como uma das mais bonitas. Como tive que otimizar o tempo não consegui visita-la, mas além da pesquisa anterior a viagem, durante o período que estive no Vale do Colchagua diversas pessoas me indicaram ela também. Certamente fará parte do meu roteiro no retorno a região. Outras vinícolas do Vale do Colchagua que merecem destaque são a Viña Las Niñas, criada por três garotas de famílias diferentes e que tem um clima bem de fazenda em sua propriedade; a Vik, que é ótima pedida para os aventureiros já que oferece cavalgadas, trekkings, passeios de mountain bike, além da gastronomia e a parte dedicada ao vinho; para passeios a cavalo e degustação as cegas, além é claro de todas as outras experiências a dica é a Montgras; a Casa Silva é a adega mais antiga do Vale do Colchagua e por seu teor histórico merece também ser citada no roteiro pelas vinícolas; e fechando, a Los Vascos, considerada uma das mais tecnológicas da região, com direito a uma estação meteorológica própria.

Nossa viagem ao Vale do Colchagua teve apoio do Hotel Santa Cruz, Loja Benevento, Ray-ban e Mysimtravel.