Começa hoje a Virada Sustentável no Rio

Os cariocas poderão vivenciar de perto pela primeira vez a Virada Sustentável, evento que acontece há 6 anos em São Paulo. O maior festival brasileiro de arte e cultura da sustentabilidade ocupa a cidade de 9 a 11 de junho com atrações para toda a família. São mais de 200 atrações que tem como objetivo aumentar o engajamento da sociedade em relação à sustentabilidade, usando elementos lúdicos, festivos e inspiradores como ferramentas.

Com entrada franca, as atividades acontecem por toda a cidade, tendo a Praça Mauá, o Parque Lage e o Parque Madureira como principal cenários. Entre os destaques da programação, a abertura da Virada Sustentável será hoje no Museu de Arte do Rio (MAR), com a participação do iatista Torben Grael, da jornalista Marta Porto e do economista Sergio Besserman. Em seguida, acontecem os painéis “Água” e “Mobilidade Urbana” e, à tarde, seminários sobre “Mudanças Climáticas” na FIRJAN e PUC. Ainda nessa sexta, um jantar para 72 pessoas em situação de vulnerabilidade social será realizado no Refettorio Gastromotiva. Ainda hoje e também no amanhã, o novo polo de inovação social na favela do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho, o Favela Hub, traz uma programação intensa de oficinas, feiras e um TEDx sobre empreendedorismo.

Amanhã, a programação chega à EAV Parque Lage (8h às 17h) com a festa matinal Wake, uma celebração com prática de yoga, na Oca, que também recebe vivências com tribos indígenas e práticas de meditação. No Parque Lage, o público encontrará ainda o projeto infantil Festival Mundaréu, espaço lúdico onde meio ambiente, arte e cultura se misturam em apresentações teatrais, musicais e de dança, além de oficinas, brincadeiras, atividades educacionais e contações de histórias. Na Praça Mauá, o dia começa com o tradicional bloco afro Afoxé Filhos de Ghandi, que realiza uma lavagem simbólica da praça com um cortejo no final, e segue com a apresentação da peça infantil Manaka Passarinheiro. Para encerrar o dia, o Palco Delas traz artistas e bandas lideradas por mulheres. O Museu do Amanhã recebe os painéis “Alimentação Sustentável” pela manhã e “Igualdade de Gênero” na parte da tarde.

No domingo, o destaque é o Parque Madureira, com atrações musicais, peças de teatro, oficinas e performances. No Parque Lage, o dia começa com práticas e terapias alternativas na Oca e segue com o Projeto Festival Mundaréu. Haverá ainda o “Cine Viradinha”, destinado ao universo infantil. Na Praça Mauá, a banda zen Awaken abre o palco e recebe o guru indiano Atmaji e o monge tailandês Burin, seguido da apresentação de Corais de Moradores de Rua e do show “Som da Cidade”, composto por artistas instrumentais de rua. O MAR abriga o “Cine Virada”, com filmes de temática indígena. A Virada Sustentável será encerrada com uma grande aula e um baile charme no Parque Madureira.

Para mais informações e a programação completa acesse o site oficial do evento.