Visita a Adega Cartuxa, do famoso Pêra Manca

Quem estiver por Portugal não pode perder a oportunidade de conhecer a Adega Cartuxa, onde é produzido o famoso vinho Pêra Manca. Cerca de 2km do centro de Évora o passeio pode até mesmo ser feito em uma day trip partindo de Lisboa. Há diferentes opções de visitas guiadas, a maioria incluindo degustação dos vinhos e azeites produzidos pela empresa, mas é necessário agendar seu horário com antecedência.

A visita a Adega Cartuxa é um passeio completo. O próprio prédio onde está a vinícola do Pêra Manca é um edifício histórico, onde já funcionou a Quinta de Valbom, antiga casa de repouso da Companhia de Jesus. O local da visitação está a 200 metros do histórico Mosteiro dos Cartuxos, que da nome a vinícola. Construído entre 1587 e 1598, o local pertenceu a ordem religiosa até 1759, quando os monges foram expulsos por Marques de Pombal. O prédio passou a pertencer ao governo e tem sua história ligada ao vinho desde 1776. No século XIX a família Eugênio da Silva comprou a propriedade que passou então a ser o local de produção de vinhos e azeites da Adega Cartuxa.

adega-cartuxa-vinicola-evora

Dos 400 hectares de vinhedos da propriedade, além do famoso Pera Manca saem ainda vinhos como o EA, Cartuxa e Scala Coeli. Na lojinha do complexo de enoturismo é possível comprar os vinhos e azeites produzidos, que tem uma enorme variedade de preço. Há vinhos de excelente qualidade por preços acessíveis, até os vinhos mais caros como o Pera Manca. É praticamente impossível sair do local sem levar algumas garrafas, ainda mais se você fizer a visita com degustação.

O passeio na Adega Cartuxa é bastante interessante, com especialistas contando um pouco da importância história do prédio, da produção dos vinhos (desde como eram feitos antigamente até os dias de hoje) e finalizando com uma ótima degustação de vinhos e azeites. A visita sem prova custa apenas 5 euros, mas recomendo fazer com a degustação. Neste caso há opções entre 10 euros (com a prova de apenas um vinho) até 40 euros por pessoa (com degustação de 5 vinhos premium).

visita-adega-cartuxa

Importante ressaltar que o vinho Pera Manca, tinto ou branco, não faz parte de nenhuma degustação. Esse vinho tão especial tem sua história desde a Idade Média e nos séculos XV e XVI era produzido nos vinhedos dos Frades do Convento de Espinheiro. Depois passou a ser de propriedade de Álvaro Azevedo, escudeiro do Rei, e diz a lenda foi transportado por Pedro Alvares Cabral em suas naus quando descobriu o Brasil.

Há visitas guiadas em português, inglês, francês e espanhol com o limite máximo de 50 pessoas por grupo. Por isso o agendamento prévio é fundamental para não correr o risco de ir até o local sem conseguir fazer a visita. Mais informações sobre o enoturismo na Adega Cartuxa estão no site oficial.

Nossa viagem contou com os apoios dos hotéis Memmo Príncipe Real, da Design Hotels, e DoubleTree Lisboa Fontana Park; e do chip internacional Mysimtravel